Giannasi-Kaimen, Maria Júlia [Orientador]Manabe, Sergio Hiroshi2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13629Resumo: A presente investigação teve como objetivo identificar se os integrantes da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolveram os padrões de competência informacional, segundo os parâmetros e indicadores de desempenho aprovados pela American Library Association (ALA) A investigação foi realizada junto a todos os servidores da unidade e caracterizou-se como um estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa A coleta de dados foi realizada através de um questionário com uma escala de Likert, em que os respondentes assinalaram o grau de concordância ou de discordância com as afirmações propostas As afirmações corresponderam aos padrões de competência informacional da ALA, estruturado a partir de 16 indicadores e 63 resultados esperados e distribuídos entre os cinco padrões Pode-se constatar que os respondentes conseguem se sensibilizar para a importância de determinar a natureza e extensão da informação necessária, que selecionam os métodos de busca ou sistema de informações mais apropriados para acessar as informações, bem como extraem, registram e gerenciam informações e suas fontes, que avaliam suas fontes criticamente e incorporam informações selecionadas em sua base de conhecimento e sistemas de valores, que observam o comportamento de utilizar, de forma individual ou coletivamente, a informação de forma efetiva para atingir um propósito específico e que compreendem as questões econômicas, legais e sociais que cercam o acesso e uso da informação de forma ética e legal Portanto, pode-se afirmar que os mesmos tenham desenvolvido os padrões de competência informacional da ALA A par da relação entre a competência informacional, que é necessária ao sucesso no compartilhamento da informação, espera-se ter contribuído para a construção do conhecimento na área, bem como para uma reflexão dos envolvidos, para que haja um aprofundamento na questão, de forma a melhorar, cada vez mais, as atividades desenvolvidas, assim como para a sensibilização acerca da competência informacional, que transcende o âmbito institucional, passando-se para a esfera social, ao aprendizado ao longo da vida, ao “aprender a aprender”, que torna os indivíduos capazes de tomar decisões acerca de todos os aspectos da vidaCompetência em informaçãoAuditoria internaComportamento informacionalAdministração públicaCiência da informaçãoInformation literacyInternal auditingInformation behaviorPublic administrationInformation scienceCompetência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de LondrinaDissertação