Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]Alves, Juliana Franco2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13522Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo principal analisar as narrativas orais publicadas por Mãe Beata de Yemonjá em Caroço de Dendê (28) Esperamos identificar os elementos e contextos presentes nas histórias de forma a caracterizá-las como uma poética oral afrobrasileira A pesquisa consiste basicamente de uma leitura teórica pertinente aos estudos da oralidade, da escrita e do candomblé, seguida de uma análise dos contos do livro no decorrer dos capítulos O trabalho discute a influência da tradição oral africana e afrobrasileira para a construção das narrativas Faz um estudo sobre as mudanças de veiculação das manifestações poéticas do meio oral para o escrito Explora as relações entre a obra, a autora e o público leitor, na tentativa de entender como a comunidade de santo e leitores não iniciados no candomblé poderão perceber e receber a obra nos diversos contextos nos quais se insere A participação do sagrado e da religião como elementos constituintes do fazer poético também entram em cena e são abordados como integrantes da estética artística em Caroço de Dendê, marcada pela presença da voz poética autoralLiteratura afro-brasileiraPoesiaPoesia OralNarrativa (Retórica)Comunicação oralAfrican-brazilian literaturePoetryOral poetryOral narrativeOral communicationAfro-brazilian cultsBlacks in literatureBeata de Yemonjá, Mãe, 1931CriticTempos de griotizar a letra : em busca de uma poética da voz afrobrasileira em caroço de dendê, de Mãe Beata de YemonjáDissertação