Perfeito, Alba Maria [Orientador]Porto, Idelma Maria Nunes2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10659Resumo: Tradicionalmente, a despeito de estudos/propostas veiculados desde 198, a refacção ainda tem uma pequena abordagem no estudo de língua portuguesa No entanto, consideramos fulcral, no processo de ensino-aprendizagem, a proposta de solicitar a reescrita dos alunos, após as práticas de leitura e de produção de textos de determinado gênero discursivo Nesse sentido, pensamos vir a análise lingüística contextualizada à prática sócio-pedagógica de leitura, em um primeiro momento Outro momento oportuno seria no processo de refacção textual, objeto do estudo em foco Integram o corpus do trabalho as situações de escrita desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa, em uma terceira série do ensino fundamental de uma escola pública da região sul de Londrina Discutimos, em processo de diagnóstico e intervenção, as situações de produção discente, os problemas comuns apresentados nos textos, as estratégias de refacção, junto à professora da série e as atividades de reescrita pós-intervenção Tal estudo faz parte de um projeto mais amplo de pesquisa - "Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema" - realizado pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, que tem como objetivo diagnosticar e intervir na abordagem do ensino gramatical, em séries do nível fundamental, com pressupostos da Lingüística Aplicada e cunho etnográfico O presente recorte do projeto de pesquisa é uma contribuição para a prática pedagógica com vistas a uma perspectiva interacionista da linguagem no ensino-aprendizagem de língua maternaGêneros textuaisAnálise linguística (Linguística)Linguistic Analysis (Linguistics)Análise lingüística, via refacção textual : no contexto dos gêneros discursivos como eixo de progressão curricularDissertação