Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador]Vieira, Ana Paula Mantovani2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16596Resumo: As unidades fraseológicas (UFs), estudadas pela Fraseologia, compõem a língua e a identidade de uma comunidade linguística e refletem a visão de mundo desta coletividade (ORTIZ ALVAREZ, 211) Estudos apontam para a implementação dos conteúdos fraseológicos no ensino de línguas materna e estrangeiras/adicionais (MONTEIRO-PLANTIN, 28; ORTIZ ALVAREZ; UNTERNBÄUMEN, 211; TIMOFEEV, 213) Contudo, existe certa resistência por inserir as UFs nas aulas de espanhol como língua estrangeira/adicional (ELE/A) por julgarem-nas complexas (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKINDLER, 215; TIMOFEEV, 213) Assim como expõe os estudiosos Ortiz Alvarez e Unternbäumen (211), é necessário reivindicar o lugar que as UFs merecem nos estudos fraseológicos, na didática de línguas e na lexicografia A partir da observação dos estudos relacionados à Fraseologia e de minha prática como acadêmica, docente e pesquisadora iniciante, tenho por objetivo, fomentar o uso das UFs nas aulas de ELE/A a partir dos cadernos de atividades pedagógicas e de outros “tesouros” publicados no blog, onde exponho as UFs de maneira contextualizada, contribuir com o labor de docentes de ELE/A, incitar a pesquisadores da área a investigar e a elaborar outros produtos educacionais relacionados à fraseologia e colaborar para a desmistificação da ideia de complexidade no ensino e na aprendizagem das UFs (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKYNDLER, 215; OLIMPIO, 26) Diante dos objetivos propostos, esta pesquisa se justifica devido ao número escasso de investigações e materiais específicos que abordam as UFs (BAPTISTA, 214; ORTIZ ALVAREZ, 212)Língua espanholaEstudo e ensinoFraseologiaBlogsStudy and teachingPhraseologyBlogsSpanish languageEl huevo de Colón : unidades fraseológicas no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e/ou adicionalTrabalho de Coclusão Final