Batista, Cleide Vitor Mussini [Orientador]Martins, Fábio Luís2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12062Resumo: Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de tipo etnográfico, onde por meio de observações, entrevistas e análise de currículo, textos e desenhos se pode interpretar quais os sentidos presentes nas aulas de Educação Física em sua relação com o lazer, sendo realizada em uma turma de quarta série de uma escola municipal de Londrina-PR Pautamo-nos nos conceitos de cultura provindos da antropologia, em específico no conceito semiótico de Geertz, e pela relação que se estabelece entre cultura e educação, a partir de perspectivas críticas e pós-críticas, entendemos que a Educação Física escolar ao ter a cultura corporal de movimento como objeto de estudo mantêm relação com a esfera do Lazer Os objetivos desta pesquisa foram: (a) interpretar os significados que a professora de Educação Física e seus alunos(as) produzem nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas; (b) conhecer os sentidos atribuídos à disciplina de Educação Física, identificando as relações existentes entre a Educação Física escolar e o Lazer Verificamos que são diversos os sentidos atribuídos à Educação Física, destacando-se: exercitar o corpo, momento de lazer, aprender jogos, esportes e ginásticas Em sua relação com o lazer, as aulas de Educação Física têm alguns conteúdos que também estão presentes no lazer, tais como os jogos, os esportes e as ginásticas, caracterizando uma educação também voltada para o lazer, apesar de nem a professora e nem os alunos expusessem isto Para uma parcela dos alunos a própria aula é momento de lazer, pois na aula podem vivenciar sensações de prazer, satisfação e descansoEducaçãoCurrículosEducação físicaEstudo e ensinoLazerCurriculumStudy and teachingLeisurePhysical education - HistoryEducationEducação física, lazer e cultura : os sentidos presentes no contexto escolarDissertação