Felinto, Alan SalvanyCasamaximo, Rafael Furlanetto2025-12-152025-12-152025-07-18https://repositorio.uel.br/handle/123456789/19082Este estudo propõe o Modelo eMoDE (Educação, Motivação, Dinâmicas e Emoções), um modelo teórico que serve como um guia para o desenvolvimento de jogos digitais lúdicos e educacionais que integrem de forma eficaz entretenimento e pedagogia. Construído com base em uma revisão terciária da literatura nas áreas de design de jogos, psicologia das emoções e metodologias educacionais, o modelo busca responder à questão de como criar jogos que sejam simultaneamente envolventes e instrutivos. O eMoDE se destaca por sua integração multidisciplinar, aplicabilidade prática, fundamentação sólida e flexibilidade, servindo como um guia para designers e desenvolvedores e educadoresporJogos educacionaisEmoções humanasElementos motivacionaisPedagogiaModelo MDAMotivaçãoEmoçõesAprendizagemGamificaçãoModelo educação, motivação, dinâmicas e emoção (eMoDE): um modelo teórico para jogos lúdicos educacionaisEducation, motivation, dynamics and emotion (eMoDE) framework: theorical guide for educational gamesDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoEducational gamesHuman emotionsMotivational elementsPedagogyMDA frameworkMotivationEmotionsLearningGamification