Zaninelli, Thais BatistaFonseca, Diego Leonardo de Souza2025-04-112025-04-112025-03-13https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18661A tese aborda o Conhecimento Indígena como um saber coletivo, dinâmico e espiritual, com práticas de transmissão fundamentadas na oralidade e na ancestralidade, destacando sua importância para a preservação cultural e a construção de identidades comunitárias. O principal objetivo foi propor um modelo conceitual de Gestão do Conhecimento Indígena para o contexto amazônico, com objetivos específicos de compreender conceitos, dimensões e manifestações do CIn; analisar seus processos de compartilhamento, preservação, uso e adaptação; identificar elementos sui generis de representatividade cultural, social e econômica; e desenvolver um modelo avaliado e validado por pesquisadores acadêmicos indígenas. A metodologia utilizada foi qualitativa, com embasamento na Teoria Fundamentada nos Dados para a análise dos dados coletados por meio de entrevistas, validação participativa e pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados culminaram na proposição de um modelo conceitual que incorpora as dimensões física (humano) e espiritual (outros humanos) do conhecimento indígena, reconhecendo a relação inseparável entre o material e o imaterial na transmissão e preservação dos saberes. O modelo final contribui significativamente para a Ciência da Informação ao promover um diálogo intercultural que valoriza epistemologias indígenas, oferecendo uma base teórica e prática para novas pesquisas. Além disso, destaca-se a possível aplicabilidade do modelo conceitual como ferramenta para a amplificação de pesquisas voltadas a preservação cultural e social de comunidades indígenas. Embora desenvolvido para o contexto amazônico, o modelo possibilita articular diretrizes flexíveis para estudos futuros e adaptações locais, reforçando a preservação dos saberes indígenas e a autonomia das comunidades.porConhecimento indígenaGestão do conhecimento indígenaConhecimento tradicionalModelo conceitual - AmazôniaA gestão do conhecimento indígena: proposta de um modelo conceitual para o contexto amazônicoIndigenous knowledge management: proposal for a conceptual model for the indigenous contextTeseCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoIndigenous knowledgeIndigenous knowledge managementTraditional knowledgeConceptual model - Amazonia