Gorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador]Oliveira, Adma Cristhina Salles de2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12586Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como um projeto, forjado no meio dos movimentos sociais, constituiu-se como formador político educacional da população Para tanto, escolhemos o período de 1997 a 2, durante o mandato da prefeita de Mundo Novo - MS, Dorcelina de Oliveira Folador Ao relacionar os princípios educacionais da “pedagogia do movimento” do MST, o projeto político do PT, com o projeto educacional desenvolvido no município, observamos como, em pouco tempo, foi possível utilizar de instrumentos, por exemplo, o orçamento participativo, para a formação da cidadania, por meio da participação da sociedade civil nos mecanismos de decisão de gestão pública, privilegiando a educação informal e formal Nosso trabalho faz reflexões bibliográficas acerca da educação do homem, sua constituição pelo trabalho, sua organização social, política no cenário contemporâneo Ao discorrer sobre as relações políticas e econômicas e os impactos destas na educação, entendemos ser importante observar as práticas educacionais que visassem um projeto alternativo de gestão pública neste município A partir das discussões e reflexões bibliográficas, dialogamos com os sujeitos envolvidos no processo de construção, a fim de constatar a existência de um projeto educacional, por meio do registro de suas memóriasEducação e EstadoEducaçãoMovimentos sociaisCidadaniaEducaçãoEducational policySocial MovementsCitizenship EducationEducationMovimentos sociais e ação educativa : uma experiência em Mundo Novo - MSDissertação