Perfeito, Alba Maria [Orientador]Lunardelli, Mariangela Garcia2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13454Resumo: Situada no contexto das Ciências Humanas, e especificamente da Linguística Aplicada, esta tese de doutorado parte do questionamento sobre a possibilidade de o acadêmico de Letras apropriar-se de um gênero discursivo, inédito para ele, e didatizá-lo, por meio de uma proposta distinta de outros modelos já laborados, em seu estágio supervisionado Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa consiste em realizar e avaliar o trabalho de apropriação do gênero discursivo haicai brasileiro e a proposta de sua didatização, via plano de trabalho docente, pelo professor em formação inicial por ocasião do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio, em uma universidade pública do estado do Paraná Caracteriza-se como investigação de cunho qualitativo, de visão interpretativa e de processo, em uma atividade colaborativa dos sujeitos, três acadêmicos-estagiários, participantes de projeto de ensino proposto pela professora-pesquisadora A pesquisa ancora-se em três caminhos teóricos com os quais dialogamos: a base filosófico-linguística do Círculo de Bakhtin, a base psicológica de Vigostki e a base didático-metodológica de Gasparin Trata-se de duas vias de estudo, seguindo o caminho teórico-prático ou teoria-contribuição: i) a configuração do gênero discursivo haicai brasileiro, contribuição teórica; e ii) a apropriação e a didatização do gênero em pauta, pelo acadêmico-estagiário, via plano de trabalho docente, contribuição didático-metodológica Justifica-se a escolha pelo haicai brasileiro por apresentar contextos e dimensões diferenciados do haicai japonês; a opção pelo plano de trabalho docente é justificada por contemplar o sujeito sociohistórico, tendo como referencial epistemológico o processo dialético do conhecimento Para a primeira via de estudo, contextualizamos o poema na esfera literária e, com aportes da perspectiva bakhtiniana dos gêneros do discurso, caracterizamos o haicai brasileiro pelo seu contexto sociohistórico de origem, seu percurso geográfico e de sentidos, e suas dimensões tema, construção composicional e marcas linguístico-enunciativas, com exemplos de poemas de haicaístas paranaenses Para a segunda via, contextualizamos o ensino dos gêneros discursivos, inserindo a contribuição da análise linguística, e o ensino como trabalho, abordando a formação docente inicial e os estágios supervisionados nos cursos de Letras Descrevemos, analisamos e avaliamos: i) a apropriação, pelos acadêmicos-estagiários, da teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos e do gênero haicai brasileiro, materializado em seus enunciados concretos; e ii) sua didatização: a elaboração do plano de trabalho docente, o planejamento de encontros e aulas, e a execução destas em turmas do Ensino Médio Como instrumentos de análise, elegemos os relatórios de estágio e os diários, escritos pelos sujeitos, e pelas anotações do diário de campo da professora-pesquisadora Resultam da pesquisa considerações que convergem para a relevância do plano de trabalho docente como modelo didático, desdobrado em “encontros” ou pequenos planos, na formação docente inicial; e para a inserção de um novo gênero discursivo na escola: o haicai brasileiroGêneros discursivosLinguística aplicadaHaicaiProfessoresFormaçãoDiscourse GenreApplied LinguisticsHaikaiTeacher trainingDialogism (Literary and analysis)Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai : diálogos sobre o gênero discursivo e a formação docente inicialTese