Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]Alexandre, Érica Alana2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14556Resumo: O trabalho apresenta um estudo de caso da marca de bonecas infantis Monster High como meio de compreender o diálogo entre os novos produtos e o momento pós-moderno da infância Por uma abordagem teórica e de observação, a crítica denuncia que as estratégias de comunicação adotadas pela Mattel que inserem temas de terror para o público feminino, condicionado a ater-se ao mundo cor-de-rosa imposto pela boneca Barbie, costura os novos anseios da infância pós-moderna em uma proposta complexa e arriscada O estudo de caso instrumental, de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se da ferramenta de análise de protocolos (VPA) para análise dos dados coletados em um processamento orgânico e particularista da pesquisa Permeado por argumentos de teóricos da comunicação, a pesquisa acentua que as estratégias comunicacionais utilizadas pela nova marca são resposta a diversos questionamentos típicos dos tempos atuais Ao conceituar o poder comunicacional dos brinquedos, especialmente as bonecas entendidas como artefatos culturais e aspectos do consumo na infância pós-moderna, a pesquisa compreende que as estratégias visuais de Monster High se valem do processo de significação adotados pelas nova geração identificada como Geração Z Como último argumento, a pesquisa demonstra como a indústria de brinquedos reagiu ao fenômeno Monster High e especula como será o futuro da franquia daqui para frenteIconofagiaBonecasConsumismoComunicação de massaBrinquedosDollsMass communicationToysGeneration ZImagens da infância pós-moderna : um estudo de caso da marca Monster HighDissertação