Almeida, Joyce Elaine deZappielo, Fabíola Grasiele2024-10-112024-10-112024-03-27https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18027Com o objetivo de verificar se os cursos de Letras-Libras capacitam os estudantes para o exercício de sua função fundamentados nos princípios da Sociolinguística Educacional, esta tese, de caráter exploratório, traz discussões acerca da variação linguística da Libras, tendo em vista Surdos e ouvintes usuários dessa língua. Para cumprir com o objetivo, foram analisados os Projetos Políticos dos Cursos de Letras-Libras de três das universidades federais da Região Sul e, em seguida, questionários foram encaminhados para os docentes dessas universidades e para os alunos da UFSC. Ao final da pesquisa, identificamos que: (i) as três Universidades não abordam a variação linguística da Libras nos objetivos do curso expressos no PPC; (ii) apenas uma delas oferta uma disciplina que se dedica inteiramente ao tema pesquisado e (iii) nenhuma delas desenvolve projetos de pesquisa ou extensão sobre a Sociolinguística Educacional. Sobre os resultados obtidos mediante os Questionários aplicados aos professores, verificamos que esses docentes são comprometidos com o tema, abordando-o ao longo de outras discussões em sala de aula. Com os alunos, houve grande discussão sobre o tema durante a resposta dos questionários, muitos apresentando crenças linguísticas sobre a Libras e seus usuários, refletindo atitudes linguísticas em seus discursos.porSociolinguística EducacionalVariação Linguística da LibrasCursos de Letras-LibrasUniversidades Federais da Região SulA variação linguística nos cursos de Letras-Libras da Região Sul do Brasil: percepções e reflexõesThe Linguistic variation in the Libras Letters courses in the South Region of Brazil: insights and reflectionsTeseLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaEducational SociolinguisticsLinguistic variation of LibrasLibras Letters coursesFederal Universities in the South Region