Natti, Paulo Laerte [Orientador]Oliveira, Anna Barth Gimenes2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12935Resumo: A problemática que motivou a presente pesquisa foi: Como contribuir para que o ensino das geometrias hiperbólica e esférica possa ser efetivado no ensino médio, tendo em vista que apesar de ser um conteúdo presente nas diretrizes curriculares do estado do Paraná, não é abordado devido a diversos fatores, entre eles destaca-se a falta de material didático que aborde o conteúdo nesse nível de ensino O trabalho apresenta uma proposta didática, baseada na tendência metodológica Resolução de Problemas, como sugestão para a abordagem de tais geometrias com alunos do 3° ano do ensino médio Essa proposta busca comparar os principais conceitos da geometria euclidiana, geometria hiperbólica e geometria esférica, destacando suas principais semelhanças e diferenças, bem como onde cada uma dessas geometrias se aplicaMatemática (Ensino médio)GeometriaEstudo e ensinoGeometria hiperbólicaMatemáticaStudy and teachingStudy and teachingHyperbolic geometryProblem solvingEuclidian geometryGeometry - Study and teachingMathematicsGeometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemasDissertação