Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]Bruno, Daniela Paderes2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9449Resumo: O trabalho consiste em uma análise de estratégias metodológicas fundamentadas em pensadores como Savianni, Freire, Dubet, Charlot e Bauman e das experiências de estudantes que vivenciaram práticas como sujeitos de direitos, de conhecimento e de ações concretas relacionadas a instituições políticas Pretende, por meio das aulas de Sociologia e das produções dos estudantes, analisar como a metodologia da docente e os conteúdos da disciplina de Sociologia contribuem para que os estudantes do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa, em Curiúva - PR, se mobilizem para compreender como funciona a organização e os elementos que compõem a Democracia Representativa no Brasil Além disso, pretende, ainda, compreender a sua relação com os conceitos de cidadania, direitos e desigualdade social na intersecção com os conteúdos estabelecidos como estruturantes e básicos pelas Diretrizes Básicas Curriculares do Estado do Paraná (28) Apresenta o histórico do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa, dos estudantes e do contexto social no qual encontravam-se inseridos São situadas as práticas metodológicas aplicadas, as referências que fundamentaram tais práticas e os fatores que motivaram pensar os conteúdos trabalhados Compreende os estudantes como sujeitos do conhecimento e das práticas pedagógicas realizadas Elabora um mapeamento das turmas e dos conteúdos, assim como dos fatores relevantes para a definição deste último Descreve as práticas pedagógicas realizadas em parceria com os Projetos Câmara Mirim, Geração Atitude, Parlamento Jovem, com as disciplinas de Química e Biologia e os recursos didáticos utilizados Por meio dos trabalhos, dos relatos e de uma pesquisa quantitativa feitos com os estudantes, analisa se as práticas metodológicas desenvolvidas contribuem para que os estudantes se mobilizem para compreender os elementos que compõem a Democracia Representativa no Brasil A pesquisa demonstra o envolvimento dos estudantes nas atividades realizadas e, nos gráficos, tem-se a análise do aprendizado dos conteúdos antes e depois da disciplina de SociologiaSociologiaEstudo e ensinoGoverno representativo e representaçãoIgualdadeDireitos sociaisSociologyRepresentative government and representationEqualitySocial rightsDemocracyStudy and teachingAnálise das práticas metodológicas nas aulas de sociologia relacionadas aos conteúdos sobre a democracia representativa, desigualdades e direitos sociaisTrabalho de Coclusão Final