Marques, Bárbara Cristina [Orientador]Kreuzberg, Ângela Caroline2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12127Resumo: A presente Dissertação parte de uma leitura dos filmes - Cinema Novo (196), de Joaquim Pedro Andrade, e Cinema Novo (216), de Eryk Rocha, tem o intuito de refletir sobre o filme-ensaio, bem como os percursos do cinema nacional em sua estreita relação com a literatura brasileira da década de 193, especialmente aquela de caráter regionalista O filme de Eryk Rocha reativa a potência de um cinema combativo às estéticas que pouco ou nada representavam a realidade bruta de um Brasil social e culturalmente desigual Muito do que se produziu no chamado Cinema Novo revolucionou o status performativo da linguagem fílmica e promoveu mudanças substanciais em sua forma de "pensar" as identidades nacionais Confrontar o filme de Rocha com o Cinema Novo, de Joaquim Pedro de Andrade, dá-se como chave de leitura para nossa reflexão em três frentes: o olhar permanente para a produção literária regionalista enquanto expressão histórica de um país assentado no mundo colonial e periférico; o debate estético a dar margem a um cinema de maior expressividade autoral; a perspectiva ensaística a dar contorno às tensões formais de um cinema experimentalLiteratura brasileiraCinema novoCinema e literaturaBrasilBrazilian literatureNew cinemaMotion pictures and literatureBrazilPensar o Brasil : diálogos entre o cinema novo e a literatura brasileiraDissertação