Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoFantaussi, Renata2024-09-102024-09-102023-07-27https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17495O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tornou-se obrigatório no currículo escolar com a implementação da Lei no. 10.639/03 (BRASIL, 2003). No entanto, segundo Gomes (2010), alguns fatores dificultam a construção de uma educação antirracista no Brasil, tais como: a ausência da lei nas orientações do Programa Nacional do Livro didático (PNDL) e a pouca sistematização e divulgação dos saberes produzidos pela comunidade negra nos meios acadêmicos e para os profissionais da educação básica. Parte-se do pressuposto de que o ensino de língua inglesa com práticas antirracistas pode contribuir para a efetivação da Lei no. 10.639/03. Assim sendo, busca-se encontrar meios de realizar a transposição didática (CHEVALLARD,1997) da referida lei por uma perspectiva antirracista que desse suporte ao desenvolvimento de atividades didáticas. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma tipologia para a educação antirracista no ensino de inglês, baseada nos princípios da Teoria Racial Crítica (TRC) (FERREIRA, 2006, 2015) (LADSON-BILLINGS, 2002) e do Letramento Racial Crítico (LRC) (FERREIRA, 2006, 2015). A partir de uma revisão de literatura, foram compilados os conceitos e os princípios da educação antirracista que compõem o eixo conceitual (LEITE, 2018) da tipologia, que compreende racismo e antirracismo na educação (CAVALLEIRO, 2001; GOMES, 2010, 2012) e conceitos sobre branquitude (CARONE; BENTO, 2014; SCHUCMAN, 2014). O eixo pedagógico (LEITE, 2018) da Teoria Racial Crítica (FERREIRA, 2006, 2015). A tipologia é ilustrada por meio de atividades que compõem o e-book English for All, produto educacional elaborado no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).porTeoria racial críticaLetramento racial críticoAntirracismo na educaçãoEnsino de inglês na educação básicaLíngua inglesa - Estudo e ensinoAntirracismo - EducaçãoClasse socialLetramento racial crítico no ensino-aprendizagem de inglês: uma tipologia de atividades para práticas antirracistasCritical Racial Literacy in English teaching and learning: a typology of activities for anti-racist practicesDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasCritical racial theoryCritical racial literacyAnti-racism in educationTeaching english in basic educationEnglish language - Study and teachingAnti-racism - EducationSocial classes