Chimentão, Lilian Kemmer [Orientador]Heshiki, Silvia Regina Akiko2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9242Resumo: Situada na área da Linguística Aplicada e no campo da formação de professores, esta pesquisa tem como foco implicações de incidentes críticos (ICs) na identidade de professores de língua estrangeira Tem natureza e ontologia relativista, epistemologia interpretativista e paradigma construtivista É uma data-based research, ou seja, uma pesquisa guiada pelos dados Tem como objetivo principal compreender se e de que forma professores de língua estrangeira da região de Londrina-PR vivenciam ICs em suas trajetórias profissionais Além do objetivo principal, os objetivos específicos são 1) investigar os incidentes críticos na trajetória dos professores; 2) identificar os participantes dos ICs e suas posições sociais; e 3) analisar as implicações de incidentes críticos nas identidades dos professores Este estudo responde às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Quais são os incidentes críticos relatados pelos professores?; 2) Quem são os participantes desses incidentes e que posições sociais eles ocupam?; e 3) Quais são as implicações dos incidentes críticos na constituição identitária dos professores de língua estrangeira? Para tanto, os dados foram coletados via questionário eletrônico respondido por 15 participantes Utiliza-se a Análise Paradigmática e Sintagmática (APS), que teve origem na Grounded Theory (GLASER; STRAUSS, 1967, GLASER, 1992) e que possibilita a compreensão relacional a partir dos dados (REIS, 218), ou seja, o referencial teórico foi definido após a análise dos dados e inclui a perspectiva pós-estruturalista de identidade (BLOCK, 21) Adoto o entendimento de que a identidade docente é multifacetada, emocional, construída à luz do sentido pessoal, de discursos socioculturais e de particularidades educacionais (BARKHUIZEN, 217; BEIJAARD, 218; COSTA; NORTON, 217) Oriento-me, também, pelo entendimento de Barkhuizen (217), para quem a identidade do professor de línguas deve ser interpretada a partir de diferentes perspectivas teóricas, bem como a partir de diferentes realidades contextuais e que os professores constroem sua identidade à luz da construção de sentido pessoal (NAZARI; COSTA, 221) Os resultados apontam que os professores sofrem tanto ICs positivos quanto negativos durante suas carreiras, que tais ICs referem-se a três diferentes contextos – micro, meso e macro – e envolvem diferentes agentes Além disso, os resultados demonstram que os ICs têm implicações no self e emocionais, isto é, na identidade docente Diante dos resultados obtidos, defendo a tese de que professores, durante suas carreiras, podem sofrer ICs positivos e negativos relativos aos três diferentes contextos já citados, com a participação de diferentes agentes sociais – alunos, terceiros, o próprio professor participante, a instituição de ensino e/ou seus gestores/coordenadores, o governo e a sociedade – e que tais incidentes implicam fortemente a constituição identitária docente, pois professores podem, a partir dos ICs, modificarem-se, permanecerem inertes, desistirem da profissão, reafirmarem sua identidade e tecerem julgamentos e/ou ponderaçõesLingua extrangeiraEstudo e ensinoProfessoresIdentidadeProfessores de línguasForeign languageTeachersTeachers of languageFormationStudy and teaching (High school)IdentityImplicações de incidentes críticos na identidade de professores de língua estrangeiraTese