Souza, Solange de Cassia Inforzato de [Orientador]Paiva, Vanessa Fortunato de2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10007Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de absorção e a desigualdade dos rendimentos dos indivíduos pós-graduados (Stricto Sensu e Lato Sensu) no mercado de trabalho Docente e Não-docente no Brasil A partir dos microdados da PNAD-Contínua de 217, esta pesquisa aplicou o modelo Logit Multinomial para calcular as probabilidades de inserção dos indivíduos pós-graduados no mercado de trabalho Docente e Não-Docente; mensurou os fatores que influenciam os salários pela equação de Mincer, com correção de viés de seleção amostral desenvolvido por Lee (1983) e efetuou a Decomposição Salarial de Oaxaca-Blinder para verificar as fontes dos diferenciais de rendimento, segundo os grupos ocupacionais e os níveis de pós-graduação, por gênero e cor Foram considerados como Docentes os professores, como Não-docentes os outros Profissionais das Ciências e das Artes (Outros PCAs) exceto professores, e também as Demais Ocupações Os resultados apontam que os indivíduos com pós-graduação Stricto Sensu estão mais inseridos na carreira Docente, porém também há mestres e doutores em ocupações Não-Docentes Os salários acompanham o aumento da titulação do indivíduo, principalmente com o grau de doutorado, confirmando a teoria do capital humano A profissão Docente absorve mais as mulheres, brancas e não-brancas, e os homens não-brancos, não chefes de família, formalizados e do setor público, e tem salários mais baixos Condicionando às características dos indivíduos pós-graduados, a carreira Docente mostrou maior probabilidade para empregar os indivíduos com pós-graduação Stricto Sensu, principalmente os que possuem título de doutorado, enquanto para as ocupações Não-Docentes a chance de absorção é maior para indivíduos com pós-graduação Lato Sensu Uma maior titulação gera possibilidade de elevação do salário dos indivíduos, sendo a titulação de mestre e doutor mais valorizada na ocupação Docente do que nas Demais Ocupações Os salários se elevam a cada ano de experiência, e esses ganhos apresentam retornos decrescentes Ser homem e branco resultam em aumentos nas probabilidades de retornos salariais em relação à mulher e ao não branco Trabalhar no setor formal e público, assim como no Distrito Federal, trará aos indivíduos pós-graduados chances de ganhos maiores Há evidências de segmentação ocupacional no mercado de trabalho para pós-graduados, sancionando a teoria da segmentação no país Os maiores diferenciais de salários e a segmentação ocorrem entre os Professores e Outros Profissionais das Ciências e das Artes (PCA’s) e os menores entre os Docentes e Demais Ocupações As diferenças e discriminação salariais de gênero e cor existem, conforme expõe a teoria da discriminação, no mercado de trabalho em todos os recortes estudados, mas são menores entre os Docentes e os Pós-graduados mestres e doutores Todas as evidências proporcionam uma compreensão do mercado de trabalho para pós-graduados e auxiliam no estabelecimento de políticas direcionadas ao mercado Docente e Não Docente no BrasilMercado de trabalhoBrasilProfessoresEmpregoBrasilBrazilLabor supplyMercado de trabalho para pós-graduados no Brasil : probabilidades de absorção e desigualdade dos rendimentos dos docentes e não-docentesDissertação