Fiúza, Alexandre FelipeLopes, Geovanna Beatriz2024-10-282024-10-282024-07-31https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18281Para compreender a História do Tempo Presente como período móvel e evolutivo, é imprescindível que residuários dos acontecimentos passados sejam identificados no tempo histórico atual, delimitando tal recorte, de forma que a disciplina de história não seja tomada apenas como uma história do e sobre o passado, mas que seja observada como intrínseca ao próprio presente. Os sujeitos históricos da contemporaneidade delimitam um novo olhar sobre a história, marcado principalmente pela subjetividade dos meios digitais de comunicação e informação, o que engendrou a necessidade de oferta de uma educação pública em esfera federal e estadual, baseadas nos ideais de uma nova aprendizagem e na política econômica neoliberal, resultando na incorporação de ferramentas digitais dentro do ensino escolar. Portanto, utilizando de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa, mediante o procedimento da pesquisa ex-post-facto, esta dissertação analisa como o campo da História do Tempo Presente (HTP) se constituiu dentro da historiografia e como que a mesma vem dialogando com o ensino de história, em especial, a história do Brasil, no que tange ao período ditatorial, sua transição e o processo de redemocratização do país. Para além dessa abordagem, também é engendrado o entendimento de como que essas temáticas relacionadas com a HTP são apresentadas dentro das plataformas e ferramentas digitais utilizadas na rede pública e estadual paranaense, como o LRCO e a plataforma Quizizz. Com base em autores como Aróstegui (2004), Ferreira (2012), Iegelski (2022), Müller (2022), Cerri (2021), Pinsky e Pinsky (2021), dentre outros nomes fundamentais para essa pesquisa, e possuindo como parâmetro a história do tempo presente e a aprendizagem histórica, delimitou-se a interpretação da disciplina na formação de conhecimentos relacionados à HTP em consonância com a temática do passado ditatorial no país. Este estudo conclui que mudanças nas salas de aulas e nas ferramentas de trabalho docente juntamente com a massificação dos meios de comunicação tecnológicos, podem interferir na constituição da consciência histórica dos alunos, sendo a HTP uma ferramenta e uma vertente teórica adequada para desenvolver compreensões nas relações que o passado tem com o presenteporHistória do tempo presenteEnsino de históriaAprendizagem históricaPlataformização da educaçãoHistória social - BrasilEducação pública - BrasilHistória - Estudo e ensinoHistória do BrasilHistória do tempo presente no ensino de história: a aprendizagem histórica da contemporaneidade e a história do brasil nas ferramentas digitais da rede estadual de educação paranaenseHistory of the present time in history teaching: contemporary historical learning and the history of brazil in the digital tools of the paraná state education networkDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - HistóriaHistory of the Present TimeHistory teachingHistorical learningPlatformization of educationSocial history - BrazilPublic education - BrazilHistory - Study and teachingHistory of Brazil