Limoli, Loredana [Orientador]Mendonça, Ana Paula Ferreira de2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14467Resumo: Visando à utilização da semiótica greimasiana no ensino de língua portuguesa, numa proposta de ampliação da competência de leitura e expressão oral e escrita dos alunos de ensino médio, apresenta-se uma experiência didática realizada numa classe de segundo ano, numa escola pública da cidade de Londrina, Paraná A partir de um corpus constituído por telenovelas de grande audiência, estabelecemos parâmetros de conduta, que se pautaram na conjunção entre o que é prescrito pelas orientações curriculares do ensino médio e o interesse do público adolescente por textos sincréticos Tendo em vista a complexidade da teoria semiótica, optamos por uma simplificação dos conceitos básicos, relativos aos três níveis do percurso gerativo do sentido, didatizando-os, a fim de fornecer aos alunos um instrumental ao mesmo tempo eficaz e adaptado às necessidades do ensino de língua portuguesa Para uma iniciação ao tratamento dos níveis discursivo e profundo, apoiamo-nos na proposta de montagem dos campos lexicais formulada por Georges Maurand (1992) No que diz respeito à análise das novelas, no intuito de segmentarmos o corpus escolhido, de forma a tornar possível o tratamento da linguagem e abri-lo para amplos horizontes de ação pedagógica, elegemos os seguintes aspectos, dentre as várias possibilidades: a) temática; b) linearidade discursiva c) trama, enigma e suspense d) núcleos de personagens Os capítulos foram gravados, editados e, uma vez selecionadas as cenas escolhidas para o trabalho em sala de aula, foram realizadas transcrições dos diálogos principais No tocante à imagem visual, que se alia prioritariamente ao verbal para constituir o sincretismo de linguagens presente na telenovela, apelamos para conceitos advindos das teorias de comunicação, em particular as noções básicas de morfologia e sintaxe televisual, tais como: enquadramento, posição da câmera, movimento, iluminação, entre outras No desenvolvimento da proposta foram utilizados excertos de capítulos e frames de telenovelas, recortes de revistas especializadas e demais materiais escritos do clipping, bem como as sinopses fornecidas pela emissora de TV Com o objetivo de verificar a aquisição do instrumental semiótico pelos alunos e seu desenvolvimento nas habilidades de leitura, foram elaborados exercícios de análise, cujos resultados foram comentados ao longo do trabalhoLíngua portuguesaEstudo e ensinoTelevisãoSemióticaTelenovelasPortuguese languageReadingStudy and teachingTelenovela e leitura : reflexões sobre uma prática de análise semiótica no ensino médioTese