Martins, Júlia Trevisan [Orientador]Morais, Marisa Pires de2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10402Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os fatores geradores de satisfação e insatisfação no trabalho de enfermeiros de um Hospital Universitário de Londrina Trata-se de estudo de natureza qualitativa, com abordagem descritivo-exploratória Contou com a participação de 15 enfermeiros, dos turnos matutino, vespertino e noturno A coleta de dados ocorreu no período de novembro de 211 a maio de 212, realizada por meio de entrevista e formulário, com roteiro de questões semiestruturadas, constituído de duas partes: a primeira, com questões objetivas concernentes ao perfil sociodemográfico dos pesquisadores e a segunda com questões abertas relacionadas às vivências de satisfação e insatisfação no trabalho As entrevistas foram gravadas e transcritas posteriormente Para analisar os dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, com respaldo na teoria da Psicodinâmica do Trabalho na concepção Dejouriana No que concerne ao perfil sócio-demográfico, 1 enfermeiros eram do sexo feminino, 5 do masculino, com idade entre 31 e 58 anos e o tempo de atuação na instituição variou entre três e 35 anos Das entrevistas emergiram duas categorias denominadas: vivências de satisfação e vivências de insatisfação no trabalho do enfermeiro Em relação à categoria vivências de satisfação no trabalho, evidenciaram-se as seguintes subcategorias: a remuneração e incentivo pela instituição, a carga horária de trabalho, o trabalho em equipe, participando do desenvolvimento técnico e pessoal da equipe, o reconhecimento pelo trabalho realizado, a autonomia e resolubilidade para prestar assistência, o cuidar do paciente e o trabalho em instituição pública Quanto à categoria vivências de insatisfação no trabalho, as subcategorias identificadas foram: a falta de cooperação entre os colegas; a sobrecarga de trabalho; o não reconhecimento do trabalho realizado; a escassez de recursos humanos e materiais; e o trabalho em uma instituição pública Conclui-se que tanto as vivências de satisfação como as de insatisfação identificadas estão ligadas tanto aos aspectos pessoais como institucionais Medidas devem ser tomadas para diminuir a insatisfação no trabalho, como: criar espaços institucionais que favoreçam momentos nos quais os sujeitos possam verbalizar os sentimentos vividos com o acompanhamento de profissionais capacitados em saúde mental; aquisição de materiais e equipamentos em quantidade e com qualidade; adequação da quantidade de recursos humanos; viabilização momentos de recreação e lazer no espaço do labor, visto que iniciativas desta natureza propiciam ambiente laboral favorável à integridade física e mental dos enfermeirosEnfermeirosSatisfação no trabalhoEnfermeirosQualidade de vida no trabalhoHospitais universitáriosNursesQuality of work lifeUniversity hospitalsJob satisfactionNursesSatisfação e insatisfação no trabalho de enfermeiros de um hospital universitárioDissertação