Ferreira, Pamela Emanueli AlvesGibellato, Rafael Batista2025-06-262025-06-262025-03-17https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18888O objetivo geral do trabalho é analisar a produção escrita em matemática de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental – anos finais – em duas provas escritas, uma Prova A com tarefas de contextos realísticos e outra prova B com contextos puramente matemáticos, produzidas a partir de questões do PISA. Para isso, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: descrever/classificar as tarefas das provas com base na literatura; classificar/categorizar as produções escritas atribuindo créditos de resolução como totalmente correta, parcialmente correta, incorreta e branco; descrever as produções escritas dos estudantes segundo as estratégias e procedimentos utilizados; analisar as produções escritas dos estudantes buscando identificar se existem similaridades ou divergências nas maneiras de lidar com os enunciados das duas provas: a que é composta de tarefas com contextos realísticos e a que contém tarefas com contextos puramente matemáticos. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-interpretativo com base nas orientações da análise de conteúdo. O trabalho conclui que, quando tarefas com contextos irrelevantes são transformadas em tarefas puramente matemáticas, a oportunidade de acerto dos estudantes pode aumentar, pois os poupa de lidar com informações adicionais que podem mais atrapalhar do que ajudar na resolução. Por outro lado, as tarefas que possuem um enunciado classificado como “problema de contexto realista” ou “problema de contexto real”, em sua maioria, apresentam um índice de acerto maior ou igual na Prova A, quando comparada à Prova B. As tarefas da prova A são mais favoráveis de serem utilizadas em um contexto de avaliação como oportunidade de aprendizagem, pois, os vínculos que estabelecem com a realidade podem auxiliar os estudantes na leitura e interpretação do problema proposto a ser resolvido, frequentemente, envolvem competências relacionadas à resolução de problemas, interpretação, tomada de decisões. Enquanto isso, as tarefas da prova B são mais favoráveis de serem utilizadas em um contexto de avaliação de rendimento, pois estas tarefas privilegiam a reprodução de algoritmos e técnicas algébricas. Portanto, é desejável que o trabalho do professor, em sala de aula, privilegie problemas que estabeleçam vínculos e laços com a realidadeporEducação MatemáticaEducação Matemática RealísticaAnálise da Produção Escrita em MatemáticaAvaliação como prática de investigaçãoContextos realísticos e puramente matemáticosMatemática PortuguêsEnsino fundamentalAprendizagemProfessores de matemáticaSala de aula e EnsinoAvaliaçãoTarefas Matemáticas e a Produção Escrita de Estudantes em Contextos Realísticos e em Contextos Puramente MatemáticosMathematical Tasks And Students' Written Production In Realistic And Purely Mathematical ContextsDissertaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics EducationRealistic Mathematics EducationAnalysis of Written Production in MathematicsAssessment as a research practiceRealistic and purely mathematical contextsMathematics PortugueseElementary EducationLearningMathematics teachersClassroom and TeachingEvaluation