Vieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]Borges, Rafael Jefferson2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16010Resumo: A Educação, além de formar indivíduos, envolve-os em questões importantes da sociedade (inclusão e igualdade social) e fornece meios de subsistência e liberdade pessoal A Sustentabilidade Social é aquela que promove o alcance de um patamar razoável de homogeneidade social (SACHS, 22) Como se percebe, ambas estão relacionadas e direcionadas, de alguma forma, à igualdade social Neste sentido, espera-se com este trabalho não unificar, mas manter vinculadas Educação e Sustentabilidade Social em análises organizacionais omo proposta, o objetivo deste estudo é compreender o processo de institucionalização da estrutura de gestão da Secretaria de Educação do Município de Ponta Grossa/PR, com aporte da Teoria Institucional Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa percorreu uma abordagem qualitativa de tipo descritivo, configurando-se como um estudo de caso unico Primeiramente, foram analisados dados (secundários) coletados por meio de uma pesquisa documental, em documentos oficiais, jornais, Leis e Decretos, e depois, dados primários) coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com atores-chaves Desde a criação da estrutura de gestão a ser analisada, buscou-se identificar períodos estruturantes na história da educação do município e com isto descobrir as Lógicas Institucionais permeadas neste processo Entre tais períodos (Princípio da Estrutura 1954-1974, FASE I 1974-1989, FASE II 1989-1996 e FASE III 1996-217, buscou-se indicar os processos inerentes à institucionalização da estrutura de gestão descrita pelas autoras Tolbert e Zucker (1998), a qual está dividida em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação, bem como apontar as Lógicas Institucionais relacionadas à Educação, e também à Sustentabilidade Social Conclui-se que a estrutura de gestão estudada alcançou a sedimentação em seu processo de institucionalização, pois teve resultados positivos no que tange à Educação e por não sofrer resistências em perpetuar a estrutura de gestão atual (a mais longa de todas as FASES) a qual ainda está em processo de institucionalização até que se modifiquem as Lógicas Institucionais Além disto, foi detectada, nas Leis e Decretos que regem a estrutura administrativa estudada, a abordagem de alguns critérios parciais de sustentabilidade – a Sustentabilidade Social – que se praticados, de maneira efetiva, fortalecem a institucionalização total (sedimentação)Administração públicaDesenvolvimento institucionalGestão educacionalPublic administrationInstitution buildingProcesso de institucionalização da estrutura de gestão educacional : uma análise da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PRDissertação