Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]Pinho, Ednéia de Cássia Santos2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12196Resumo: A publicidade ocupa um lugar significativo no cotidiano da sociedade, pois influencia comportamentos, propõe novos valores, manifesta ideias e, principalmente, vende marcas Devido às inúmeras técnicas e recursos utilizados, intencionalmente, pelo texto publicitário, torna-se quase impossível resistir à linguagem sedutora desses anúncios Desse modo, propomos uma análise das propagandas veiculadas pelo Banco Itaú, na Revista Veja, ao longo dos seus 65 anos de história A escolha dessa instituição bancária justifica-se pelo amplo alcance midiático que a empresa possui, pela solidez no mercado nacional e pela constante ornamentação de suas mensagens Objetivamos, principalmente, estudar as estratégias argumentativas empregadas em tais anúncios para persuadir o interlocutor e verificar o porquê dessas escolhas Afinal, a publicidade visa aproximar-se do interlocutor, levando até ele um produto ou serviço diferenciado, capaz de destacá-lo e valorizá-lo entre os demais Utilizaremos, para alcançar tais propósitos, os conceitos trazidos pela Semântica Argumentativa e pela Linguística Textual Sabemos que a linguagem é carregada de ideologias e, por sua vez, as propagandas manifestam valores de maneira implícita e, até mesmo, explícita a todo momento Sendo assim, almejamos não só identificar os valores ideológicos vigentes, na época em que cada peça foi veiculada, mas também a sua influência na recepção por parte do leitor/consumidor Abordaremos, também, neste estudo, a história da criação do primeiro banco nacional, juntamente, com a história da fundação do Banco ItaúAnálise do discursoPublicidadeLinguagemIdeologiaSemânticaDiscourse analysisLanguageIdeologySemanticsText genresLinguisticsAdvertisingA evolução histórico-argumentativa da publicidade do Banco ItaúDissertação