Jesus, Adriana Regina de [Orientador]Araújo, João Fernando de2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8713Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de concentração -Educação Escolar?, na Linha 2 -Docência: Saberes e Práticas?, Núcleo 1: Formação de professores O estudo está vinculado também ao Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e trabalho docente Partimos do seguinte problema para nortear essa pesquisa: Pensando na função social da educação na luta pela valorização e respeito às diferenças e à diversidade, como o trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil tem abrangido questões referentes à gênero e sexualidade de forma a contribuir para a formação de sujeitos mais respeitosos e menos preconceituosos? De modo a responder a esse problema, elencamos como objetivo geral compreender, por meio das percepções e práticas relatadas por professores/as, se as questões de gênero e sexualidade estão sendo abordadas e discutidas no trabalho pedagógico desenvolvido no espaço formativo da Educação Infantil Pautada numa abordagem crítico dialética, essa pesquisa foi desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como parâmetro de análise, as teorias Feministas e os Estudos Culturais Considerando as medidas de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais, desenvolvemos a pesquisa aplicando um formulário online, criado por meio da plataforma Google Forms, à docentes atuantes na Educação Infantil de todas as regiões do país Entre os principais resultados obtidos diante do percurso da investigação evidenciamos que os/as professores/professoras estão trabalhando questões de gênero e sexualidade em sala de aula por meio de brincadeiras, rodas de conversas, Literatura Infantil, diálogos acerca de brinquedos e cores pré- designados para meninos ou para meninas Projetos estão sendo criados para uma melhor abordagem da temática com as crianças Nesse sentido, estamos caminhando para uma possível ressignificação das relações sociais que evidenciam desigualdades de gênero e de sexualidade Todavia, identificamos também, que ainda estão presentes nas falas de muitos docentes, a visão biologizante de gênero e sexualidade, que ignora o sentido de construção e passa a visão de algo -natural? ou -intrínseco?, que pode ser controlado ou transformado por vontade própria O fato das políticas públicas educacionais contemplarem de maneira superficial as questões de gênero e sexualidade na formação inicial, continuada e em serviço é um outro fator preocupante que precisa ser repensadoEducação de criançasProfessoresFormaçãoGêneroSexualidadeEarly childhood educationTeacher trainingGenderSexualityEntre bolas e bonecas, panelas e carrinhos : percepções acerca das questões de gênero e sexualidade no trabalho pedagógico desenvolvido na educação infantilDissertação