Gallo, Alex Eduardo [Orientador]Cascardo, Geysa Machado2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10382Resumo: A violência é um tema global, presente em todos os contextos, seja na escola, no trânsito, nos meios de comunicação, etc Ocorre de várias formas: física, psicológica, sexual e a negligência Uma criança que sofre maus tratos na infância tem a possibilidade de no futuro cometer crimes violentos, gerando um ciclo Quando a violência ocorre no ambiente intrafamiliar, a escola pode ser um ambiente de intervenção, ela pode auxiliar essas crianças e/ou adolescentes, possibilitando a quebra desse ciclo O presente estudo buscou mapear o conhecimento que os professores possuem relacionados à violência intrafamiliar que se reflete no ambiente escolar Participaram do estudo, 161 professores, da rede Estadual de ensino, de uma cidade do interior do Paraná, de oito escolas públicas, com turmas de 6º a 9º ano e ensino médio Primeiramente foi elaborado um questionário com 61 questões em escala tipo likert, de cinco pontos e dividido em sete categorias Passou pela avaliação de seis juízes, e aprovação do Comitê de ética Após, foi submetido a um piloto, com um docente que se encaixasse no perfil procurado Os resultados foram divididos em: dados gerais dos participantes e análise das categorias, para cada afirmativa existia uma resposta esperada e foram analisadas, com base na resposta assinalada por cada professor Os dados gerais apontaram que a maioria dos participantes foi de mulheres (72%), com idades entre 23 e 66 anos, tempo médio de 17 anos, tanto de formação, quanto de atuação, 53% dos participantes sendo da área de humanas, 25% de exatas e 19% de biológicas, maioria católica e praticante Esses dados corroboram com o documento divulgado pelo Boletim de Docentes da rede Estadual do Paraná de 214 Na segunda parte do questionário a última questão foi apenas de sim ou não: “Enquanto professor você já identificou algum caso de violência intrafamiliar” 39,1% responderam que não, enquanto 46,6% responderam sim e 14,3% não responderam Os resultados estatísticos dessa análise sugerem que não houve diferença significativa entre as respostas, de acordo com o teste A/B A análise das categorias foi realizada com base na avaliação das respostas, chamando-se de opção esperada o conjunto assinalado pelo professor, com base na literatura da área A primeira categoria denominada consequência no comportamento do aluno, 72,92% dos professores assinalaram a opção esperada A segunda categoria denominada repertório que analisa quais comportamentos o professor possui para auxiliar os alunos vítimas de violência intrafamiliar, 48,86 assinalaram a opção esperada A terceira categoria denominada características do agressor 76,38% dos entrevistados assinalaram a opção esperada A quarta categoria possíveis intervenções, mostrou que existe uma dificuldade por parte dos educadores em relação às intervenções a serem realizadas, já que apenas 47,57% assinalaram a opção esperada A quinta categoria informações para professores, 71,23% assinalaram a opção esperada A sexta categoria, interferência no ambiente escolar, 61,12% assinalaram a opção esperada A sétima e última categoria relaciona-se com informações gerais sobre violência 78,49% assinalaram a opção esperada Deste modo, os resultados apontaram que professores tem conhecimento sobre a temática, contudo não sabem como intervir adequadamenteAnálise do comportamentoViolência familiarProfessoresMinas GeraisBehavioral analysisFamily violenceTeachersMapeamento do conhecimento de professores sobre violência intrafamiliarDissertação