Klein, Alberto Carlos AugustoPereira, Patrícia Bedin Alves2024-04-052024-04-052020-09-24https://repositorio.uel.br/handle/123456789/311Resumo: Esta pesquisa estuda a imagem de Maria Madalena nos meios audiovisuais para compreender de que maneira os códigos culturais atuam para ressignificá-la. O objetivo é investigar nas imagens midiáticas do mito a presença da pathosformel da Ninfa - baseado nos estudos de Aby Warburg. O primeiro capítulo demonstra a compreensão humana do mundo sob a percepção de binaridade e como isto afetou a construção dos mitos femininos semelhantes à Madalena e apresenta o mito cristão dando ênfase às características que influenciaram a formação de sua imagem como mulher sensual, bela e inteligente. O segundo capítulo discute Madalena como texto cultural e como a semiótica da cultura e o pensamento de Warburg se complementam. Também se aprofunda no conceito de Ninfa e demonstra sua presença na iconografia de Maria Madalena, como imagem de emoções de dor, sofrimento e êxtase. O terceiro capítulo analisa a imagem do mito na série televisiva María Magdalena aplicando o método similar ao utilizado por Warburg no Atlas Mnemosyne. Oito pranchas foram montadas relacionando as imagens da série com outras imagens de Madalena, com personagens semelhantes a ela no audiovisual, mitos semelhantes de diversas origens e outras imagens que compartilham a pathosformel. As pranchas receberam nomes que especificam diferentes expressões da Ninfa, demonstrando como o conceito pode ser aprofundado. Concluiu-se que a imagem de Madalena pode encarnar a Ninfa com frequência e que, tais imagens que mimetizam expressões sempre semelhantes, têm seus significados transformados e atualizados de acordo com o contexto cultural no qual a produção midiática está inserida. Na série estudada, a personagem expressa pathos diferentes ao longo da trama, se mostrando complexa e demonstrando como as discussões em torno do papel das mulheres na sociedade e da quebra dos paradigmas patriarcais se refletiram nessa nova interpretação de um mito cristão antigo, focando em aspectos até então pouco explorados no audiovisual como sua intelectualidade e dando menos ênfase à sua trajetória como pecadora arrependida.Maria MadalenaNinfaPathosformelAudiovisualComunicaçãoCristãosMito - Aspectos religiososImagem corporal em mulheresSensualidadeSemiótica da culturaMaria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisualMary Magdalene: Survival of the repentant Nymph in the audiovisualDissertaçãoCommunicationChristiansMyth - Religious aspectsBody image in womenSensualitySemiotics of culture