Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]Farias, Keli Cristina2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15250Resumo: O desenvolvimento do meio técnico científico- informacional e a integração das TIC, tem propiciado diversas mudanças na sociedade e consequentemente na educação Diversos professores das mais variadas disciplinas da matriz curricular da educação básica, incluindo os da disciplina de Geografia não utilizam, ou possuem dificuldades significativas em utilizar-se dos recursos didáticos-pedagógicos ligados às TIC que encontram-se disponíveis para uso no âmbito das escolas da rede pública estadual paranaense Partindo-se de uma proposta de formação continuada, que tem como ponto de partida o uso instrumental e pedagógico das TIC como agente facilitador e enriquecedor no ensino de Geografia, essa pesquisa teve por objetivo apresentar o software educacional de autoria JClic como ferramenta de aprimoramento da prática pedagógica dos professores desta disciplina, pautada numa proposta de formação continuada essa pesquisa concretizada por meio da aplicação de uma oficina de cunho instrumental e pedagógico realizada junto aos professores de Geografia da rede estadual de ensino do município de Apucarana-PR Para isso, foi realizado uma abordagem teórica a respeito do uso das TIC na educação, e das políticas públicas federais e estaduais que permitiram a inserção destas tecnologias no âmbito das escolar, bem como permitiram um processo de formação continuada voltado ao uso das TIC como ferramenta de apoio a prática pedagógica dos professores Foi construída, também, uma unidade didático-pedagógica acerca do uso do software educacional JClic, como ferramenta de apoio à prática pedagógica do professor de Geografia Sua implementação ocorreu por meio de uma oficina de cunho instrumental e pedagógico com carga horária de 32 horas, aplicada junto a 13 professores de Geografia da rede estadual de ensino do município de Apucarana-PR Os resultados obtidos no decorrer desta aplicação evidenciaram que muitos professores não utilizam muitos dos recursos tecnológicos disponíveis presentes nas escolas, pois muitos desconhecem as funcionalidades instrumentais e pedagógicas de determinados recursos como: os softwares educacionais (JClic, Cmap Tools, Gimp e Geogebra), e a lousa digital, pois afirmam não terem tido uma formação continuada que agregasse o uso deste recursos Embora muitos professores desconhecessem a existência do software educacional de autoria JClic no laboratório de informática das escolas em que trabalham, ao longo da oficina, os professores cursistas afirmam que o uso deste recurso educacional , permitirá que os professores de Geografia fazer uso de recursos didáticos que já utilizam cotidianamente por meio de outras mídias, podendo construí-las e apresenta-las de forma mais dinâmica, interativa e atrativa para os seus alunos, utilizando-se do interesse natural que eles possuem pela tecnologia como forma de propiciar e propor um processo de ensino e de aprendizagem mais significativoGeografiaProfessores de geografiaFormaçãoTecnologia educacionalGeografiaEducational technologyStudy and teaching (Continuing education)Computer-assisted instructionGeography teachers - FormationGeographyStudy and teaching - EnvironmentO uso do software educacional de autoria JClic como recurso pedagógico para o ensino de geografia : uma proposta de formação continuadaDissertação