Muraro, Darcísio Natal [Orientador]Duarte, Bruna da Silva2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8976Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver a seguinte problemática: em que consiste e qual é a importância da ética na prática docente numa educação para a libertação na perspectiva de Paulo Freire? Para responder a esta questão foram elencados os seguintes objetivos: conceituar a ética na perspectiva de Freire para compreender a ligação com o processo de libertação, analisar os aspectos éticos relacionados à prática do professor no desenvolvimento das relações político-pedagógicas, compreender a dimensão da autonomia na prática educacional de produção de um conhecimento libertador e transformador A pesquisa se justifica pelo acirramento das discussões sobre ética e educação no Brasil, especialmente pelo agravamento das práticas de preconceito, discriminação e opressão Este processo tem se dado em um contexto de reformas que favorecem a elite dominante e prejudicam os trabalhadores Paulo Freire tem sido acusado de ser doutrinador de esquerda, comunista, causador das mazelas da educação nacional Esta ofensiva contra o pensamento freiriano, neste contexto histórico, deve-se ao fato dele anunciar um projeto de libertação dos oprimidos e denunciar os interesses do poder hegemônico, ameaçando-o Investigar a dimensão ética em Freire é uma forma de buscar elementos para o enfrentamento da opressão no contexto atual por meio de uma educação libertadora O trabalho foi desenvolvido tendo como base a abordagem dialética de pesquisa A metodologia utilizada é a da pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico As fontes para a análise da problemática anunciada são as obras de Paulo Freire e comentadores O estudo analisou o significado da concepção de “ética universal do ser humano” como base para libertação e contraposição à ética opressora que nega a humanização A ética postulada por Freire tem como pressuposto a concepção de ser humano como ser inacabado, social, histórico, cultural e ser de práxis O sujeito ético se constrói por meio da conscientização, problematização do mundo, diálogo sobre o projeto transformador baseado na solidariedade Esta ética deve permear toda prática educativa compromissada com a libertação e humanização do mundoEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasÉticaProfessoresMinas GeraisEducation - BrazilEthicsTeachersÉtica e docência numa educação libertadora na perspectiva de Paulo FreireDissertação