Cainelli, Marlene RosaFlorindo, Paulo Henrique Rosa2024-10-282024-10-282024-02-20https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18280Este trabalho analisou os processos de transição do 5° para o 6° ano no ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná, com ênfase no componente curricular de história e suas especificidades, na cidade de Londrina. A metodologia ligada à teoria fundamentada são apresentadas mostrando as ferramentas para as análises dos questionários. No primeiro capítulo, tratamos sobre Currículo, dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Estado do Paraná (CREP) e a Diretriz Curricular (DC) de Londrina. Assim, discutimos suas proximidades e afastamentos, ou seja, de não terem sido pensados levando em conta a transição do 5° para o 6° ano. No segundo capítulo, analisamos o material do “Educa Juntos”, um documento que demonstra como o Estado do Paraná vem pensando a transição escolar, logo após pensamos o sistema de ensino de Londrina e suas especificidades através de dados fornecidos pela SEED e pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina. No terceiro capítulo, após o diálogo sobre a Educação Histórica enquanto campo teórico que orienta as ações no ensino de história, sua importância e relevância, apresentamos os documentos orientadores do currículo em nível estadual e municipal, bem como os questionários que dão voz a nossos educadores, abordando suas visões, conhecimentos e proposições, que entendemos como narrativas sobre a transição e como desenvolvem este processoporTransição escolarEnsino FundamentalEducação HistóricaCurrículo - EducaçãoHistória socialFormação de professoresA transição escolar do 5º para o 6º ano no ensino fundamental: um olhar sobre o componente curricular de históriaThe Transition from 5th to 6th Grade in Elementary Education: a look at the history curriculum componentDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - HistóriaSchool TransitionFundamental EducationHistorical EducationCurriculum - EducationElementary EducationSocial historyTeacher training