Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]Stuchi, Marina2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9889Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo principal identificar elementos do drama moderno nas peças A falecida (1953) e Boca de ouro (1959) de Nelson Rodrigues Durante o desenvolvimento da pesquisa, o obstáculo encontrado foi a falta de uma teoria literária apropriada para o estudo do gênero dramático no Brasil, pois a dramaturgia brasileira ainda não foi satisfatoriamente estudada apenas como texto literário, uma vez que é comum a associação entre dramaturgia e encenação A metodologia desenvolvida por Peter Szondi, em A teoria do drama moderno (23), serve como embasamento teórico, no sentido de poder verificar como os novos temas surgidos no fim do século XIX provocam mudanças formais Contudo, adotar essa posição não significa reduzir a obra ao seu contexto como uma determinação histórica, mas sim relacioná-la com o período no qual foi produzida, percebendo tanto a influência exercida pelo meio social na expressão artística quanto o modo pelo qual ela influencia esse meio Primeiramente é feito um panorama do desenvolvimento da literatura dramática brasileira, procurando destacar as principais características do gênero com o intuito de problematizar as inovações, mas também as permanências de temas e formas na dramaturgia brasileira No capítulo dois, com a análise de obras de dramaturgos de destaque das décadas de 195 e 196, busca-se compreender a forma dramática desenvolvida no Brasil do período No plano do conteúdo, ganham destaque os aspectos típicos da sociedade brasileira e assuntos de ordem política, mas não há o desenvolvimento de uma forma específica com a inserção dos novos temas, ocasionando uma grande variedade formal no drama moderno brasileiro Essa discussão se desdobra no sentido de poder comparar os principais autores desse período com Nelson Rodrigues, por considerá-lo uma figura ímpar no teatro brasileiro, já que nas décadas de 195-196 os principais dramaturgos do país adotam uma posição mais politizada em suas peças, à qual Nelson Rodrigues não adere Partindo da análise de duas peças – A falecida (1953) e Boca de ouro (1959) –, buscamos identificar elementos temáticos e formais que poderiam vincular este dramaturgo ao drama moderno devido à inovação na linguagem teatral e ao diálogo com ideias próprias da modernidadeTeatro brasileiroHistória e críticaLiteratura moderna brasileiraCriticism and interpretationHistory and criticismBrazilian literature modernBrazilian theater - 1912-1980Rodrigues, NelsonNelson Rodrigues no contexto da consolidação do drama moderno no BrasilDissertação