Gregório, Regina Maria [Orientador]Camillo, Luciana Cristina Vargas da Cruz2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11090Resumo: Em busca de um sujeito ativo, de um leitor crítico, da valorização das práticas discursivas, da gramática como um recurso e não como o objeto de ensino da Língua Portuguesa (LP), e tantos outros olhares diferentes para o ensino/aprendizagem de LP, surge a necessidade de (re)pensar a formação do professor, visto que mudam as concepções, mas nem sempre elas se concretizam na sala de aula Devido a tais preocupações, buscou-se um objeto de pesquisa que visasse à formação docente Essa busca deparou-se com o Projeto Folhas – cujos objetivos são a produção de material didático (elaborado por professores) e a formação continuada do professor A pesquisa em tela tem como foco principal verificar como o ensino de Língua Portuguesa é conduzido pelos professores/autores de Folhas em suas produções didáticas Como objetivos específicos, observou-se como o professor realiza o trabalho didático dos conhecimentos lingüísticos com seus alunos, analisou-se também a concepção de linguagem subjacente em cada Folhas selecionado e, por fim, o processo de interação que acontece entre validador do projeto e autor Este estudo se realizou com base nos pressupostos teóricos da Lingüística Aplicada (nas linhas de ensino/aprendizagem de língua e formação docente - produção de programas e materiais de ensino) O corpus para análise foi coletado nos textos produzidos pelos professores/autores dos Folhas da região norte do Paraná e nas validações dos respectivos textos A pesquisa tem caráter qualitativo-interpretativo Os resultados apontam que os professores/autores de Folhas têm dificuldades de trabalhar com a prática de análise lingüística a partir da leitura e/ou da produção de textos Em alguns discursos dos Folhas, há um “querer” mudar a forma de abordar o ensino, mas, no encaminhamento e na elaboração das atividades, esse discurso não se concretiza Os resultados pretendem colaborar com a formação continuada de professores referente ao ensino/aprendizagem de LPLíngua portuguesaEstudo e ensinoProfessoresFormaçãoPortuguese language - Study and teachingTeacher trainingProjeto folhas : análise de materiais didáticos escritos por professores da rede pública do ParanáDissertação