Barros, Marta Silene Ferreira [Orientador]Vicentini, Dayanne2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16387Resumo: A escola de Educação Infantil é um lócus privilegiado de formação das crianças pequenas e de seu desenvolvimento enquanto ser social Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral demonstrar como a formação profissional do professor de crianças de a 3 anos pode contribuir para a efetivação de uma atividade de ensino e de uma práxis humanizadoras, no processo de aprendizagem da criança, a partir dos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético Estabelecemos, como objetivos específicos: caracterizar os fundamentos ontológicos do trabalho do professor na sociedade contemporânea, a fim de compreender, por intermédio da história, a formação do ser social; entender a Educação Infantil pelas vias do processo histórico, bem como, pelo cenário atual brasileiro, a partir da Teoria Histórico-Cultural, visando a compreender como a infância é vista atualmente; discutir a formação de professores, a partir da realidade, e a possibilidade para uma práxis humanizadora, a fim de considerar a importância do conhecimento elaborado para o trabalho pedagógico; apresentar o percurso metodológico realizado na pesquisa, tendo em vista os fundamentos da concepção crítico-dialética de conhecimento; e analisar os resultados da intervenção pedagógica em um Centro de Educação Infantil, realizada com o corpo docente da instituição, para conhecer a percepção dos professores sobre o trabalho pedagógico com crianças pequenas, a partir do processo de formação continuada A metodologia contou com uma pesquisa bibliográfica, fundamentada numa abordagem crítico-dialética, e com uma pesquisa-ação, realizada em um Centro de Educação Infantil, localizado na cidade de Rolândia- Pr Como instrumentos de produção de dados, utilizou-se: observações participantes, questionários e entrevista semiestruturada A pesquisa envolveu um projeto de intervenção, fundamentado na construção do conhecimento, por intermédio do método dialético – síncrese, análise e síntese, com as professoras da instituição, de modo a capacitá-las para uma práxis pedagógica humanizadora na infância A partir da perspectiva Histórico-Cultural, acreditamos que o educador pode proporcionar as condições adequadas para impulsionar a apropriação das máximas qualidades humanas pelas crianças pequenas, ocasionando, assim, o pleno desenvolvimento de suas capacidades ontológicas essenciais Os resultados obtidos corroboram nossas hipóteses de pesquisa e enfatizam a necessidade de discussões constantes e aprofundadas acerca de uma práxis humanizadora no âmbito da educação da primeira infânciaEducação de criançasProfessores de educação pré-escolarFormaçãoAprendizagemHumanização na educaçãoEarly childhood educationPreschool teachersTraining ofFormação e ensino na primeira infância : da aparência à essência para uma práxis humanizadoraDissertação