Londero, Rodolfo RoratoCosta, Josemary Galvão2024-09-262024-09-262023-02-06https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17794O que se tem visto com o desenvolvimento das tecnologias que permitem mobilidade na telefonia, no acesso à internet, e consequentemente na comunicação é a emersão de um ser de múltiplas presenças, cuja própria noção corporal e territorial é ampliada. Esse tem suas percepções mais primitivas conectadas as estas tecnologias, e a cada dia se torna mais dependente delas. A presença, foco principal desse trabalho, é motivo de embate entre autores das mais diferentes áreas. Tanto no conceito quanto na discussão sobre a existência ou não de uma presença virtual por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo geral elencar pontos de coesão nessas visões divergentes a respeito de presença, sua conexão com corpo, território e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e confrontar com os dados da pesquisa empírica. A hipótese inicial dessa pesquisa é que para existir presença, precisa haver corpo físico vivo conectado a ela. Portanto numa videoconferência, ela existe. Com intuito de buscar elementos que poderão servir para construir mais uma parte do amplo conceito de presença foi utilizada como metodologia pesquisa bibliográfica sobre as diversas áreas envolvendo presença, suas variantes ligadas ao virtual, sua ligação com o corpo e com as TICs. Em seguida foram agrupados os conceitos que mais se aproximam e os que mais divergem, passando pela necessidade de uma validação histórica. Principalmente em relação ao desenvolvimento das TICs, as investigações passaram por uma análise documental. Posteriormente, com o objetivo de comparar a pesquisa teórica com dados empíricos, aplicou-se questionários e entrevistas com questões semiabertas em adolescentes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública em Londrina. Foram selecionados alunos e uma de suas professoras que tinham pouco contato com a presença virtual por meio das TICs e em função da Pandemia de Covid-19, no ano 2020, foram sujeitos a ela para poderem participar das aulas que foram realizadas de forma virtual, por meio de videoconferência utilizando o programa Google Meet. Para esse estudo de caso decidiu-se o emprego do método da pesquisa qualitativa do tipo grupo focal e para análise dos dados, foi utilizada a metodologia análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa empírica confirmaram as divergências encontradas na pesquisa bibliográfica tanto na conceituação de presença como na sua relação com o corpo e território. Foi utilizado como referencial teórico as definições de presença e suas ramificações abordando o pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht, Paul Virilio, Jason Jerald, Marvin Lee Minsky, Marshall McLuhan, Pierre Lévy, Cormac Power, entre outros. Ao final, são tecidas considerações acerca do pensamento de tais autores e dos resultados obtidos na pesquisa empírica. E sobre a impossibilidade de separação da presença do ser, por isso ela o acompanha tanto no físico como no virtual por estar ligada à sua essência.porPresençaCorpoTICsPandemia de Covid-19Escola públicaComunicaçãoComunicação e tecnologiaTecnologia educacionalEducação permanenteLetramento digitalEscola publica - Métodos de ensinoA relação entre presença física e virtual na era da mobilidade nas tecnologias de informação e comunicação : pesquisa empírica em uma escola pública na cidade de Londrina/PRThe relationship between physical and virtual presence in the era of mobility in Information and communication technologies : empirical research in a public school in the city of Londrina/PRDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoPresenceBodyICTCovid-19 pandemicPublic schoolCommunicationCommunication and technologyEducational technologyContinuing educationComputer literacyPublic school - Teaching methods