Cirino, Marcelo MaiaLuz, Carlos Augusto2025-09-112025-09-112025-06-26https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18926Em um período pós-pandêmico, passou-se a vivenciar o aumento da utilização de plataformas digitais no contexto escolar. Se, por um lado, professores podem se beneficiar desse formato mais dinâmico e interativo para criar uma experiência gamificada em suas aulas, por outro lado parece haver um sentimento de imposição de recursos padronizados por parte das escolas e do sistema educacional. Constitui-se como objetivo geral da pesquisa investigar como se dá a implantação e a utilização da Plataforma Educacional Quizizz no Programa Desafio Paraná por professores da disciplina de Química no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí/PR. Como objetivos específicos, elencamos: descrever o processo de implantação de Plataformas Digitais de Aprendizagem em Sala de Aula na Educação Básica Pública do Estado do Paraná, em escolas do Núcleo Regional de Paranavaí; compreender as percepções da técnica do NRE e dos professores de Química do NRE de Paranavaí sobre a implantação e a utilização da Plataforma Educacional Quizizz como recurso digital no Programa Desafio Paraná. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso. Como dados, consideramos as respostas de um questionário aplicado a 12 professores, bem como os dados obtidos em entrevista com a Técnica (TEC) do NRE Paranavaí/PR, responsável pelo Programa Desafio Paraná. Para a discussão dos resultados, foi empregada Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de implantação de plataformas digitais de aprendizagem em sala de aula na Educação Básica pública do estado do Paraná, em escolas do NRE de Paranavaí, tem implicado um crescimento de acessos, em especial pelo fato dos estudantes terem a oportunidade de realizar as atividades na própria escola. Evidenciou, porém, que não há um engajamento com o programa por parte significativa dos professores já que, na visão de vários deles, esse processo vem ocorrendo de forma compulsória. Embora o professor tenha autonomia em usar as próprias atividades preparadas por técnicos da SEED e disponibilizadas no Quizizz, realizar alterações ou criar as suas próprias atividades, esse material oferecido previamente é visto por vários professores como uma imposição. Sobre a capacitação para o uso das plataformas, tanto nas falas de TEC quanto na resposta de alguns professores, destacam-se diferentes encaminhamentos, que ocorrem tanto de modo síncrono quanto assíncrono. Em relação às potencialidades do Quizizz, foram destacadas ferramentas e funções específicas para os estudantes que apresentam alguma dificuldade, a possibilidade de os professores criarem suas próprias atividades, o lúdico que desperta o interesse os alunos em realizar as atividades, bem como maior engajamento por parte deles. Sobre os desafios vivenciados nesse processo de implementação da Plataforma, foram trazidos tanto aspectos estruturais (como problemas de acesso à internet, falta de computadores ou disponibilidade de laboratório de informática no horário de aula da disciplina de Química) quanto humano (com destaque para a falta de envolvimento dos estudantes). Por fim, das possibilidades de melhoria no processo de utilização desta plataforma, foi apontado seu uso para recomposição de aprendizagem, a partir da análise de relatórios sobre os acertos e erros, bem como a necessidade de superação de limitações operacionais e de infraestrutura.porEnsino de QuímicaPrograma Desafio ParanáPlataforma QuizizzPercepção de professoresQuímica - Estudo e ensinoTecnologia educacionalEducação básica - ParanáEducação pública - ParanáProfessores de químicaAprendizagemImplantação e utilização da plataforma Quizizz na disciplina de Química no Núcleo Regional de Educação de ParanavaíImplementation and use of the Quizizz platform in Chemistry at the Paranavaí Regional Education CentreTeseCiências Exatas e da Terra - QuímicaCiências Exatas e da Terra - QuímicaChemistry teachingDesafio Paraná ProgrammeQuizizz platformTeachers' perceptionsChemical - Study and teachingEducational technologyBasic education - ParanáPublic education - ParanáChemistry teachersLearning