Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes [Orientador]Begui, Janaina Recanello2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14737Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de enfermagem (DCNs/Enf), instituídas em 21, estabelecem que, ao graduar-se o enfermeiro, deve estar qualificado para o exercício da profissão com base no rigor científico munido, entre outras competências, da investigação científica para desenvolver, partilhar e aplicar pesquisas que qualifiquem a prática profissional No ano 2, o curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) implantou o Currículo Integrado, com base na problematização, de forma a incentivar o estudante na busca, do conhecimento, fomentado pela atividade de pesquisa O curso está estruturado em 18 módulos interdisciplinares, e quatro deles têm como tema estruturante o ensino da pesquisa científica Propõe doze temas transversais, entre eles, a investigação científica Com este estudo, de abordagem qualitativa, descritivo, exploratório, do tipo estudo de caso, objetivou-se compreender como a abordagem do tema investigação científica pode contribuir para o desenvolvimento da competência científica do estudante do Curso de Enfermagem da UEL Os dados foram coletados por meio da análise documental dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares, seguidos de três grupos focais, realizados de outubro a novembro de 214 Esta pesquisa faz parte do projeto Currículo Integrado de um Curso de Enfermagem: temas transversais e formação profissional, com CAAE nº 1893161355231 O estudo conta com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação Araucária Os dados foram discutidos à luz do referencial teórico de Pedro Demo e submetidos à análise de conteúdo segundo Bardin A análise documental, deparou inúmeras atividades de estímulo ao estudante no desenvolvimento de atitudes e atividades investigativas no decorrer dos módulos Já os dizeres dos estudantes, cotejados a análise documental, possibilitaram apresentar os resultados em dois manuscritos Em um apresenta-se a compreensão de como a abordagem do tema investigação científica durante a graduação pode contribuir para o desenvolvimento da competência científica no estudante de enfermagem, apresentando duas categorias: Construindo a competência investigativa no Currículo Integrado de Enfermagem: definição, importância e momentos de aprendizagem; e A competência científica em formação: a pesquisa científica como subsídio para a prática profissional No outro manuscrito expõem-se as nuances do processo educacional no tocante ao desenvolvimento da competência investigativa resultando nas categorias: A pesquisa no processo educacional: do ensino médio à formação na graduação, Organização curricular e Atividades Extracurriculares: oportunidades e contribuições para o desenvolvimento da competência científica, O papel do professor e do estudante no desenvolvimento da competência investigativa Concluiu-se que os módulos específicos para o ensino da pesquisa científica são fundamentais para o aprendizado da pesquisa, entretanto os estudantes veem como fragmentada a distribuição das atividades investigativas nestes Destacam-se a participação em atividades extracurriculares como potencializadora desse processo e o reconhecimento da pesquisa científica como subsídio para a prática profissional O tutorial foi citado como metodologia ativa colaboradora para o desenvolvimento de atitudes e atividades investigativas A formação do enfermeiro em pesquisa tem na graduação espaço primordial de ações voltadas para o desenvolvimento da competência investigativa, como também desafios a serem superados para a qualificação profissionalEnfermagemEstudo e ensino (Superior)EnfermagemEnsino integradoEnfermagemStudy and teaching (Higher)NursingPerformanceNursingA investigação científica na formação do enfermeiro em um currículo integradoDissertação