Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Antunes, Francieli Cristina Agostinetto2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10861Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da cidade de Cascavel Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmoO foco está na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos, com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de estagiários, totalizando seis pessoas No desenvolver da entrevista, os estagiários foram convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e a experiência oriunda desse processo As análises das transcrições foram feitas primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para cada relação estabelecida pelas duplas Utilizamos tais instrumentos com o intuito de analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciandoEstudo e ensinoFormação de professoresEducação matemáticaEstágios supervisionadosStudy and teachingTeacher trainingA relação com o saber e o estágio supervisionado em matemáticaDissertação