Rufini, Sueli Édi [Orientador]Almeida, Débora Menegazzo de Souza2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13158Resumo: Por gerar implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com os estudos, a motivação tem sido amplamente discutida no contexto acadêmico O presente trabalho investigou a motivação do aluno no ensino superior e os fatores a ela relacionados Dentre eles, encontram-se as variáveis de caracterização pessoal, as concepções dos alunos acerca do curso, a intenção de concluir os estudos e atuar na área de formação, o desempenho alegado e a percepção de esforço dos alunos Os participantes foram selecionados por amostra de conveniência e totalizaram 1269 alunos de instituições públicas e privadas de diversas regiões do país Os dados foram obtidos por meio de questionário de autorrelato com questões em escala Likert e analisados de acordo com a teoria da Autodeterminação Para análise dos instrumentos, foi realizada análise fatorial exploratória, alfa de Cronbach, análises correlacionais e de regressão Entre os principais resultados pode-se destacar que: as escalas de avaliação da motivação e do esforço apresentaram evidências de validade; alunos obtiveram maiores médias nos tipos mais autônomos de motivação; a variável esforço foi desmembrada em três conceitos: estudo, evitação e frequência; na avaliação da motivação para concluir os estudos, atuar na área de formação e desempenho no curso, a maioria dos participantes expressou envolvimento com as atividades e forte regulação interna nas ações; alunos valorizaram cursos que proporcionam crescimento pessoal e contribuição para a qualificação técnica; mulheres e alunos mais velhos apresentaram níveis mais autônomos de motivação; alunos concluintes apresentaram menores resultados nos níveis mais autônomos de motivação; alunos participantes de projetos apresentaram tipos mais autônomos de motivação Resultados foram discutidos visando contribuições para a compreensão dos padrões motivacionais dos estudantes e implicações educacionais para a realidade do ensino superiorMotivação na educaçãoPsicologia educacionalAuto determinação (Educação)Ensino superiorAprendizagemMotivation in educationEducational psychologySelf-determination (Education)Higher education - LearningA motivação do aluno no ensino superior : um estudo exploratórioDissertação