Vitaliano, Célia Regina [Orientador]Toledo, Elizabete Humai de2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12770Resumo: O processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais vem ocorrendo de modo mais freqüente nos últimos anos e os professores do ensino regular que os recebem estão por sua vez, em sua maioria despreparados, neste contexto uma das formas de lidar com esta situação é o trabalho colaborativo entre professores da classe comum e professores especializados Em contextos de pesquisa este trabalho vem sendo chamado de pesquisa colaborativa, e os resultados desta tem propiciado o desenvolvimento profissional dos professores que atuam em contextos escolares inclusivos Tendo em vista o interesse em realizar pesquisa e ao mesmo tempo favorecer o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual este trabalho teve como objetivo investigar a eficácia de um programa de formação de professores em serviço realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental II no Município de Arapongas, Estado do Paraná, com vistas a favorecer o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual (DI) Os pressupostos teóricos que nortearam a organização desta pesquisa foram os fundamentos do movimento de inclusão educacional, especialmente em relação às práticas pedagógicas inclusivas Este estudo se deu por meio de uma pesquisa colaborativa, uma vez que esta permite ao pesquisador atuar em dois campos, o da pesquisa e o da formação, sendo um processo de investigação na ação, que possibilita a reflexão e a colaboração entre as participantes e a pesquisadora Foram participantes desta pesquisa duas professoras atuantes na 5ª e 7ª séries do ensino fundamental, cada uma com um aluno com diagnóstico de DI em uma das turmas em que lecionavam Os procedimentos para coleta dos dados ocorreram em três fases: 1ª) Fez-se um levantamento junto às professoras participantes sobre seus conhecimentos acerca do processo de inclusão de alunos com DI e observações em sala de aula de suas práticas 2ª) Desenvolveram-se os procedimentos de intervenção baseados na pesquisa colaborativa, que foram: ciclos de estudos sobre o processo de inclusão educacional; análises reflexivas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante as aulas e participação da pesquisadora em sala de aula auxiliando nos atendimentos aos alunos com DI 3ª) Realizou-se uma entrevista junto às participantes com o objetivo de avaliar os procedimentos desenvolvidos Os resultados evidenciaram melhoria da qualidade do processo de inclusão dos alunos com DI e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos dos professores acerca da educação inclusiva Também comprovou-se que o trabalho colaborativo desenvolvido pelos professores do ensino regular e professor especialista em Educação Especial é efetivo para favorecer o processo de inclusão de alunos com DIEducação especialFormação de professoresDeficiência mentalEducação especialEducação inclusivaTeachers formationMental deficiencyInclusive educationSpecial educationFormação de professores em serviço por meio de pesquisa colaborativa visando à inclusão de alunos com deficiência intelectualDissertação