Rufini, Sueli Édi [Orientador]Durão, Heloise Jaqueline Furlan2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10585Resumo: Os estudos que envolvem a motivação no contexto escolar têm ressaltado que alunos desmotivados não se dedicam aos estudos e, como consequência, não aprendem de modo satisfatório e saudável Uma qualidade insatisfatória de motivação, quando presente em um ambiente de ensino, pode refletir negativamente tanto no desenvolvimento acadêmico como na atuação dos estudantes como cidadãos Compreender os motivos que levam os estudantes a realizar atividades específicas e conhecer suas necessidades torna-se, portanto, uma prioridade para um desenvolvimento saudável da aprendizagem Devido a isso, nesse estudo, elaborou-se, com base na Teoria da Autodeterminação, um instrumento para avaliar a motivação de alunos do Ensino Fundamental II para a produção de textos na escola, de acordo com a realidade de escolas regulares da cidade de Londrina-PR Esse trabalho foi realizado em três etapas: I coleta dos dados preliminares, II análise dos dados preliminares e formulação/ avaliação dos itens e III aplicação do piloto e sugestão de uma escala final Em cada etapa, participaram, respectivamente, 296 alunos (de 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médo); 8 alunos (de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio) e 56 alunos (de 5ª série e 8ª série do ensino fundamental) de escolas estaduais e particulares de Londrina-PR A escrita faz parte do desenvolvimento da linguagem e a produção de textos na escola contribui muito para a formação cidadã consciente dos alunos Assim sendo, é relevante contribuir com os conhecimentos que articulam a motivação à produção de textos na escola Para efetivar essa contribuição, após avaliações (de conteúdo e semântica, por exemplo) e observação de alguns critérios, concluiu-se com um instrumento final principal com 4 itens e mais três escalas com temas relacionados à motivação para escrever textos na escola, direcionado a alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental Esse instrumento foi desenvolvido por meio de itens que expressam o construto analisado e opções de resposta em uma escala likert Sabe-se dos limites desse estudo, mas espera-se abrir caminhos para a reflexão da ação docente com base no conhecimento de um recorte da realidade motivacional articulada à produção de textos Com isso, pretende-se possibilitar novas análises sobre essa temática e oportunizar intervenções, estratégias docentes, relacionando a teoria à prática e visando a um desenvolvimento saudável, significativo e autônomo para a escrita dos alunosPsicologia da aprendizagemEscritaEstudo e ensinoEnsino fundamentalPsicologia educacionalLearning, psyclology ofStudy and teachingBasic educationEducational psychologyAssessment of learningEducationWritingMotivação para produzir textos na escola : elaboração de instrumento avaliativoDissertação