Cremonez Rosa, Pedro HenriqueSilva, Giovanna Andrade2025-03-142025-03-142025-02-11https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18644Este estudo investiga o papel estratégico da comunicação visual, associada às práticas de relações públicas, na construção e gestão da reputação organizacional, destacando sua importância na identidade corporativa e no posicionamento de mercado. Em um ambiente competitivo, a integração entre o design gráfico e seus principais elementos, como tipografia, cores, formas e espaçamento, é fundamental para a construção de uma identidade visual forte e coerente. Esses aspectos, quando combinados com estratégias de relações públicas, contribuem para a comunicação eficaz da marca, transmitindo seus valores e gerando conexões com o público e potencializam a reputação da empresa, criando uma percepção positiva e consolidando sua presença no mercado. O objetivo geral é explorar como o profissional de relações públicas pode usar a comunicação visual como ferramenta estratégica. A pesquisa, de natureza básica e descritiva-explicativa, utiliza uma revisão narrativa para sintetizar e analisar criticamente a literatura existente, permitindo uma exploração ampla e interpretativa do tema. A conclusão destaca que a comunicação visual é essencial para a percepção e gestão da imagem organizacional, e que os profissionais de relações públicas devem ocupar posições estratégicas no desenvolvimento de materiais visuais. Este estudo contribui para justificar a importância de sua aliança às relações públicas, trazendo reflexões ainda escassas na área.porDesign gráficoIdentidade corporativaGestão de imagemImagem organizacionalPercepção de marcaConstrução de Reputação: a comunicação visual nas relações públicasBuilding Reputation: visual communication in public relationsTrabalho de Conclusão de GraduaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoGraphic designCorporate identityImage managementOrganizational imageBrand perception