Honorato, TonyOliveira, Felipe Augusto Leme de2024-08-302024-08-302022-09-02https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17366O estudo propõe investigar como se deu a trajetória histórica da disciplina de Educação Especial, na formação de professores no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Para isso, a pesquisa desenvolveu estudos teóricos referentes às perspectivas analíticas das disciplinas escolares pelo viés da história e da história da educação, considerando produções de autores como André Chervel (1990), Ivor F. Goodson (1995), Raimundo Cuesta Fernandez (1997) e Antonio Viñao Frago (2008). A pesquisa de cunho histórico também perpassou pela trajetória das pessoas com deficiência no Brasil, buscando um debate acerca das disputas em torno desse campo. Pode ser considerada de caráter empírico, considerando as orientações de Bacellar (2005), com fontes históricas, projetos pedagógicos de curso (PPC), programas de ensino, legislações e readequações curriculares do curso de Pedagogia da UEL (1977-2019). A escolha da periodização histórica justifica-se, inicialmente, o ano de 1977, referência do primeiro programa de ensino encontrado por esta pesquisa de mestrado e 2019, marca o tempo de aprovação do último projeto pedagógico do curso de Pedagogia, ainda em vigência. A partir da pesquisa foi possível compreender que a presença de determinada disciplina em um currículo necessita estar em constante movimento reflexivo, construindo-se por meio de debates e ponderações, criando conexões com as diversas partes do currículo e, sempre que necessário, readequar-se e modificar-se. Além disso, contribuiu-se para o campo das disciplinas escolares, ao reverberar por meio da disciplina pesquisada, as ideias de solidificação e compreensão do conceito da Educação EspecialporHistória da educaçãoDisciplinas escolaresFormação de professoresEducação especial - Formação de professoresPedagogiaEducação - HistóriaDisciplina escolarProjeto pedagógico - Ensino superiorHistória das disciplinas escolares: a educação especial no curso de pedagogia da UEL (1977 – 2019)History of school subjects: special education in the pedagogy course at UEL (1977 – 2019)DissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoHistory of educationSchool subjectsFormation of teachersSpecial education - Teacher trainingPedagogyEducation - HistoryEducational project - Higher education