Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Frasson, Fernanda2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15226Resumo: Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade Ao analisar os Parâmetros Currículares Nacionas (PCN) para o ensino fundamental, concluímos que um dos temas relevantes para essa formação é a educação alimentar e nutricional, de forma que o conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais saudável deve ter lugar na escola Para que alcance sucesso, a educação alimentar e nutricional deve se apoiar em teorias de aprendizagem Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a temática alimentação e nutrição, construída simultaneamente por aprendizes, quando expostos a um ensino planejado sob o viés da multiplicidade representacional À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa, dos Conteúdos de Aprendizagem e da Multiplicidade Representacional, para a construção de uma metodologia de ensino e de avaliação que permita favorecer e reconhecer, respectivamente, tal aprendizagem A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental O estudo é qualitativo, do tipo análise de caso Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado com base na congregação dos referenciais teóricos permite que aprendizes alcancem aprendizado significativo integrado de conceitos, procedimentos e atitudes em educação alimentar e nutricional Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para o ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade da pesquisaCiênciaEstudo e ensinoHábitos alimentaresLevantamentos nutricionaisConceitosScienceFood habitsFood consumption surveysConcept mapsPsychology of learningConceptsStudy and teachingAprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacionalDissertação