Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Rossi, Eliane Cavalher Solano2024-05-012024-05-012004.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8621Resumo: O objetivo deste estudo é descrever e analisar as representações de professores de inglês em formação a respeito da construção dos seus conhecimentos e o reflexo delas na constituição de suas identidades profissionais As representações dos alunos-mestres são comparadas às de outros sujeitos que partilham a mesma formação discursiva: a professora de língua inglesa, a instituição e quatro especialistas na área, (ALMEIDA FILHO, 2; KORTHAGEN, 22; RICHARDS, 1998; SCHULMAN, 1986), por meio de suas proposições sobre as bases de conhecimentos necessárias ao professor Este trabalho estuda de maneira qualitativa o caso de uma universidade do estado do Paraná, em processo de mudanças curriculares para formação de professores, por meio de questionários, entrevistas e documentos Os discursos dos sujeitos são analisados conforme fundamentos teóricos do interacionismo sóciodiscursivo de Bronckart (1999), estudos de Foucault (198, 1987) sobre análise do discurso e de trabalhos sobre identidade e poder (FOUCAULT, 1987; HALL, 2; KORTHAGEN, 22) O resultado da análise mostra o predomínio de representações negativas dos alunos-mestres sobre a construção dos seus conhecimentos, principalmente quanto ao conteúdo da disciplina e uso oral da língua inglesa, expondo identidades de profissionais inseguros em construção A semelhança entre o discurso dos sujeitos revela que a construção dos conhecimentos e das identidades profissionais dos professores de inglês não é apenas fruto de crenças individuais, mas de representações coletivas hegemônicas, cujos sentidos são determinados pelas condições sócio-históricas Entretanto, dentro de sua formação discursiva, o discurso dos professores (pré e em serviço) mostrou ter menos valor de verdadeProfessores de línguasFormaçãoLíngua inglesaProfessores de inglêsEnglish languageTeacher trainingA construção do conhecimento e da identidade do professor de inglêsDissertação