Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches daPrado, Danielle Nunes Martins do2024-08-262024-08-262022-07-22https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17295O objetivo da presente pesquisa consistiu em compreender o modo de organização pedagógica dos professores regentes e de apoio à inclusão em turmas do ensino regular que tinham a presença de estudantes com deficiência/transtorno para identificar os aspectos facilitadores e dificultadores do trabalho colaborativo. Os pressupostos teóricos de organização desta pesquisa foram os fundamentos do movimento de inclusão educacional e a perspectiva do trabalho colaborativo. Consideramos que o trabalho colaborativo se destaca como estratégia adequada para promover a inclusão dos estudantes com deficiência/transtorno, em função de permitir a troca de experiências entre professores e uma atuação em parceria em sala de aula, o que pode contribuir para a formação profissional e pessoal destes professores e o aprimoramento do processo de inclusão dos referidos estudantes. Foram participantes deste estudo, três professores regentes de classes comuns do ensino regular e três professores de apoio à inclusão, e a equipe gestora (direção escolar e coordenação pedagógica) de uma escola de uma Rede Municipal de Ensino Fundamental I, do Estado do Paraná. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa descritiva, pois este tipo de pesquisa permite ao pesquisador coletar os dados fornecidos pelos próprios participantes. A coleta dos dados se deu por meio de análise documental e entrevistas individuais e coletivas. A análise e o tratamento dos dados foram permeados pela análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados desta pesquisa indicaram que a concepção das participantes sobre a inclusão escolar e trabalho colaborativo, se refletiam no modo como estas organizavam suas práticas pedagógicas. Verificou-se que as participantes não desenvolviam o planejamento das atividades de modo colaborativo. Destacaram-se como facilitadores do trabalho colaborativo entre o professor regente e o professor de apoio à inclusão, aspectos relacionados ao perfil como disponibilidade, desejo e afinidade dos mesmos. Dentre os aspectos dificultadores, a ausência de tempo de planejamento coletivo configurou-se como barreira a uma comunicação eficaz da dupla e, consequentemente, uma maior interação durante as intervenções pedagógicas. Ainda, a organização da instituição escolar, o modo como estavam estabelecidas as suas rotinas, processos e práticas (planejamento pedagógico, avaliação escolar, recursos disponíveis, horários) foram aspectos considerados dificultadores para a efetivação do trabalho colaborativo entre os referidos professores. Estes resultados contribuem, com as pesquisas da área, como subsídio teórico e reflexivo sobre a relevância do trabalho colaborativo estabelecido entre os professores regentes e de apoio e reforçam a necessidade de a formação inicial e continuada dos professores contemplar o trabalho colaborativo e as suas implicações no processo de inclusão dos estudantes com deficiência/transtorno. Além disso, reforça a importância de a gestão escolar propiciar condições para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre os professoresporEducação InclusivaTrabalho ColaborativoBidocênciaProfessor de ApoioEducaçãoEducação inclusivaEducação especialEstudantes com deficiênciasFormação de professoresO trabalho colaborativo entre o professor regente e o professor de apoio no processo de inclusão escolarTeseCiências Humanas - EducaçãoInclusive EducationCollaborative WorkCo-teachingSupporting TeacherEducationInclusive educationSpecial educationStudents with disabilitiesTeacher training