Aguiar, Carolina Amaral deModenuti, Gabriel da Costa2024-10-092024-10-092024-03-20https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17976Essa dissertação tem como objetivo geral refletir sobre a trajetória do músico Alfredo Zitarrosa, inserido nos movimentos que, juntos, ficaram conhecidos como Nueva Canción Latinoamericana. Esses movimentos emergiram a partir dos anos 1960 e se estenderam durante o período das ditaduras e dos exílios latino-americanos, possuindo conexões inclusive com países europeus, como a Espanha. Com base nos deslocamentos do músico, que vivenciou a experiência do exílio a partir do golpe de Estado no Uruguai, ocorrido em 1973, o recorte geográfico dessa pesquisa perpassa diferentes espaços nacionais, como Uruguai, Argentina, Espanha e México. Para tanto, fizemos uso de variados tipos de fonte, entre elas as presentes na chamada mídia impressa (jornais, de modo geral), documentos produzidos pela repressão brasileira e a própria obra de Zitarrosa (seus álbuns e escritos), na tentativa de compreender essa dinâmica e, também, colaborar com os estudos do exílio latino-americano da segunda metade do século XX. O recorte temporal estabelecido vai de 1961 a 1989, período que compreende o início de sua carreira e vai até a sua morte. O trabalho se insere no campo da História Cultural e tem como fundamento metodológico os pressupostos da chamada História Transnacional, que colabora na compreensão das conexões entre países e indivíduos de diferentes nacionalidades. Como resultado, concluímos que Zitarrosa estabeleceu diferentes conexões com indivíduos exilados, de diversos países da região e que, juntos, atuaram ativamente para denunciar as violações realizadas pelas ditaduras, bem como para criação de um ambiente propício para sua volta. Além disso, pudemos inferir que, ao voltar para o Uruguai, Zitarrosa acabou por ser alçado a um papel de importante figura simbólica da luta contra a ditadura e contra o exílio, no contexto da transição democrática e depois.porCançãoConexõesUruguaiExílio;EngajamentoDitaduraCanção engajada, exílio e memória: a trajetória de Alfredo ZitarrosaEngaged song, exile and memory: the trajectory of Alfredo ZitarrosaDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - HistóriaSongConnectionsUruguayExileEngagementDictatorship