Arruda, Sergio de Mello [Orientador]Baccon, Ana Lúcia Pereira2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11130Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar e interpretar a ação de professores de Física do Ensino Médio em sala de aula Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier e por Tardif, elaboramos relatos sobre a ação de professores, procurando descrever como eles realizavam a gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas Cada relato foi construído a partir de entrevistas e gravações de aulas de três professores de Física de escolas da rede pública da cidade de Londrina no estado do Paraná Os relatos foram posteriormente interpretados por meio de um instrumento de análise desenvolvido recentemente que considera a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (Charlot) em um sistema didático (Chevallard) Com isso foi possível identificar três estilos de gestão do ensino e da aprendizagem em sala de aula: i) um estilo de gestão centralizado no conteúdo; ii) um estilo de gestão centralizado no próprio professor; e iii) um estilo de gestão centralizado no aluno Ao apontarmos que o estilo de gestão de cada professor é algo singular e subjetivo encontramos em conceitos da psicanálise uma interpretação para o estilo docente, o que nos permite dizer que na Educação um professor também pode ter um ensino para chamar de seuFísicaFormação de professoresFísicaEstudo e ensinoPsicanálise e educaçãoPhysicsPhysicsPsychoanalysis and educationPhysics teachersEducational planningStudy and teachingTeacher trainingUm ensino para chamar de seu : uma questão de estiloTese