Godoy, Maria Carolina de [Orientador]Melo, Henrique Furtado de2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15734Resumo: Este trabalho gesta-se em torno da ânsia de tracejar mapas de percursos de leitura que transpassam a escrevivência de Conceição Evaristo, sob a perspectiva do ato de narrar e da articulação entre memória, ancestralidade e de uma ideia de corpo que vai se construindo ao longo desta Dissertação Transitamos pela obra da autora, atentando especialmente para seis contos publicados nos livros Olhos d’Água (215) e Insubmissas Lágrimas de Mulheres (211) O percurso de leitura no embrenhar da obra de Conceição Evaristo constrói-se sob o amparo, fundamentalmente, da Esquizoanálise de Deleuze e Guattari e de um amadurecimento reflexivo e teórico decorrente de memórias de trabalhos anteriores, que contribuem num movimento de encaixar e ligar histórias, vozes, caminhos, corpos e experiências A base que nos ajuda a trabalhar a memória, sobretudo coletiva, além da própria Esquizoanálise, vem dos estudos de Halbwachs (199) Já as questões relativas à literatura afro-brasileira enquanto conceito e às vivências afro-brasileiras e afro-femininas brasileiras, que compõem de forma fundante a obra de Evaristo, são trabalhadas em articulação com estudos de Eduardo Assis Duarte (29), Gizêlda Melo do Nascimento (26), Zilá Bernd (1988; 1992) e ensaios, depoimentos e artigos da própria Conceição Evaristo (25; 29; 216; DUARTE, 211) Tem-se como objetivo central, aqui, traçar mapas – abertos – por entre as narrativas de Evaristo e as memórias do pesquisador, buscando construir possibilidades de caminhos para se pensar o ato de narrar como mecanismo emancipatório do povo negro A escrevivência surge como conceito importante, cunhado pela escritora, para se compreender esse processo emancipatório Dessa forma, é entrelaçando-se a ele que as reflexões deste trabalho se dãoContos brasileirosHistória e críticaContos brasileirosEscritores negrosMemóriaMemoryShort stories, brazilianHistory and criticismEvaristo, Conceição - 1946-Criticism and interpretationNarrar e narrar-se, criar e criar-se : a escrevivência de Conceição Evaristo como emancipação do corpo negroDissertação