Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]Santos, Samanta Botini dos2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16995Resumo: Objetiva-se nesta pesquisa trabalhar com estudantes jovens do ensino médio de duas instituições, uma de ensino privado e outra de ensino público, acerca de seus conhecimentos sobre o movimento feminista Como forma de coleta de dados, são utilizados questionários que visam compreender as narrativas dos alunos sobre afirmações, as quais necessitam tomar decisões As instituições de ensino participantes da pesquisa estão localizadas na cidade de Londrina – PR, na região central e na região oeste da referida cidade Mediante as narrativas dos estudantes busca-se compreender quais conhecimentos os estudantes mobilizam ao se posicionarem sobre questões referentes a divisão sexual do trabalho, maternidade, direitos das mulheres e a definição do que é o movimento feminista A pesquisa contou com 261 questionários, sendo 19 da instituição de ensino público e 71 da instituição de ensino privado A metodologia empregada diz respeito à Educação Histórica, campo de pesquisa que atua com base na epistemologia História e das Ciências Humanas, investigando por meio de recursos próprios da ciência histórica a cognição histórica Como forma de organização das narrativas apresentadas pelos estudantes nos questionários, as ideias foram categorizadas e elencadas no modelo de progressão de Peter Lee (23), entendendo-as como menos elaboradas, mais elaboradas e sofisticadas, mediante apresentação de elementos ricos e amparo à q1 História enquanto recurso narrativo O conceito de “narrativa” foi apurado de acordo com as definições do historiador alemão Jörn Rüsen (21) Por fim, observa-se que os estudantes apresentam conhecimentos e ideias acerca da atuação histórica e contemporânea do movimento feminista e das pautas políticas das mulheres Entretanto, a dificuldade com o entendimento e a ausência da ciência histórica torna as narrativas menos elaboradas, impossibilitando novas formulações sobre o tema Os resultados evidenciam um panorama em que os estudantes exibem conhecimentos acerca da temática feminista, entretanto, tais conhecimentos não se expressam de forma ancorada à base de discussões da epistemologia da História, aliando-se ao debate político liberal contemporâneoHistória socialFeminismoEducação históricaEnsino médioSocial historyFeminismHistorical education"De sufragistas às primaveris" : as compreensões históricas de estudantes jovens sobre o movimento feministaDissertação