Cordeiro, Isabel CristinaConsentino, Elisângela Costa2025-09-292025-09-292025-02-26https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18949Desde a tradição oral e transcrita dos contos de fadas até suas adaptações cinematográficas, observam-se permanências, deslocamentos e reformulações nas materialidades discursivas que veiculam valores, normas e sentidos sobre a mulher. Os discursos que atravessam a linguagem verbal e imagética das protagonistas dessas narrativas se articulam a práticas sociais mais amplas, produzindo efeitos de sentido nos modos pelos quais as mulheres se constituem e são constituídas nas formações sociais. Este trabalho investiga o funcionamento discursivo da posição-sujeito mulher nos contos de fadas, com ênfase na análise do conto “A Princesa e o Sapo”, considerando tanto a versão tradicional quanto a adaptação fílmica da Disney (2009). Fundamentada na Análise do Discurso de linha francesa, conforme formulada por Michel Pêcheux, a pesquisa busca compreender como se constituem os dizeres sobre o feminino, contribuindo para a manutenção ou o deslocamento de posições-sujeito historicamente determinadas. Parte-se da concepção de que o discurso é atravessado por formações ideológicas e memórias discursivas que regulam os sentidos possíveis em cada conjuntura histórica. A análise apoia-se nos conceitos fundamentais da teoria pecheutiana, aplicados a um corpus composto por excertos da versão clássica do conto e por recortes de sequências discursivas da narrativa audiovisual contemporânea, em uma abordagem comparativa. Entre os aspectos analisados, destaca-se a ausência do nome próprio da princesa na versão original, elemento que, ao ser introduzido na adaptação fílmica, aciona movimentos de reinscrição da posição-sujeito mulher no interior do discurso. Ainda que essa versão recente do conto provoque efeitos de deslocamento nos dizeres sobre o feminino, persistem regularidades sustentadas por formações ideológicas que atravessam diferentes momentos históricos. Sem a pretensão de fixar sentidos, esta pesquisa propõe a constante problematização das condições de produção que sustentam os dizeres historicamente formulados sobre o sujeito mulher. Ao observar como a memória discursiva opera por meio de silenciamentos, repetições e reformulações, o trabalho convida à leitura atenta dos modos pelos quais esse sujeito é inscrito na linguagem - e do quanto esses dizeres continuam a se deslocar.porAnálise do Discurso pecheutianaRepresentação identitária femininaContos de fadasIdeologiaLinguagem - Aspectos sociaisAnálise do discursoLiteratura infantilMulheres - IdentidadeA (re)construção da identidade feminina no discurso do conto de fadas “a princesa e o sapo”The (re)construction of female identity in the discourse of the fairy tale the princess and the frogTeseLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasPecheutian Discourse AnalysisFemale identity representationFairy talesIdeologyLanguage - Social aspectsDiscourse analysisChildren's literatureWomen - Identity