Zarpelão, Bruno Bogaz [Orientador]Taconi, Luiz Henrique2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14241Resumo: A grande variedade de serviços de TI (Tecnologia da Informação) oferecidos às organizações para que estas impulsionem e mantenham seu objetivo de negócio faz com que seja difícil determinar a quantidade, a descrição e os atributos destes serviços O Catálogo de Serviços de TI é uma fonte de informação simples e única sobre todos os serviços de TI oferecidos à uma organização Porém, referências importantes para o Gerenciamento de Serviços de TI como o ITIL e para a Governança de TI como o COBIT não trazem modelos para a identificação destes serviços de TI e nem padrões para a construção do Catálogo de Serviços de TI A fim de preencher esta lacuna, este trabalho apresenta um framework para apoiar a construção de Catálogos de Serviços de TI, que é composto por um questionário de avaliação diagnóstica, um modelo de maturidade e um conjunto de serviços que guiam a organização na construção do Catálogo de Serviços de TITecnologia da informaçãoSistemas de informação gerencialGerenciamento de recursos de informaçãoEngenharia de softwareFramework (Programa de computador)Information technologyManagement information systemsInformation resources managementSoftGaia catálogo de serviços de TI : um framework para construção de catálogos de serviços de tecnologia da informaçãoDissertação